• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Pesquisa mostra quantos brasileiros acreditam que a viagem à Lua foi uma mentira

POR Arthur Porto    EM Curiosidades      18/07/19 às 19h27

De acordo com uma pesquisa, realizada pelo Datafolha, 70% dos brasileiros acreditam que os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin estiveram na Lua. Ao todo, o instituto ouviu 2.086 pessoas em 103 cidades do Brasil. Ao contrário dos que acreditam, 26% dos entrevistados responderam que o feito jamais aconteceu. Já os outros 4% disseram que não sabem se o fato é verídico ou não.

A pesquisa apontou também que o número de descrentes é maior entre a população que possui baixa escolaridade. Dos que frequentaram apenas o ensino fundamental, 38% dizem que ninguém jamais pisou na Lua. Entre os que têm ensino médio, 21% duvidam do fato. Mesmo no grupo que concluiu o ensino superior, 14% consideram que as missões foram apenas publicidade para o país. 

Por outro lado, nos Estados Unidos, outra recente pesquisa revelou que 6% da população não acredita que o homem tenha tido contato direto com a Lua. Na Rússia, a pesquisa aponta uma significativa porcentagem de descrentes. No país, 57% das pessoas duvidam das missões lunares da NASA. Por lá, a pequisa foi realizada pelo Centro Russo de Pesquisa de Opinião Pública (VCIOM).

Mesmo cinquenta anos após o astronauta Neil Armstrong ter sido considerado o primeiro homem a pisar na lua, ainda existe muita gente que não acredita que algum ser humano chegou até ali. A verdade é que, para ser mais exato, não foi apenas um indivíduo que viveu essa experiência, foram 12.

Em tempos de fácil propagação de notícias falsas em redes sociais, as mentiras, diariamente, ganham fôlego no mundo virtual. Teorias conspiratórias, de diferentes níveis de complexidade, estão a apenas um clique do mouse. 

Os argumentos daqueles que são contra os fatos são os mais variados possíveis. Em fóruns disponíveis em redes sociais, alguns defendem que seria impossível pisar na Lua porque ela se trata de "uma bola de luz"e outros tentam provar por A mais B que até seria possível levar o homem até lá, mas o único problema seria fazer o caminho de volta.

Os mais antigos registros cheios dessas teorias de conspiração que envolvem a chegada do homem à Lua estão no livro "We Never Went to the Moon: America's Thirty Billion Dollar Swindle" (em tradução livre para o português, 'Nós Nunca Fomos à Lua: A Fraude Americana de 30 Bilhões de Dólares'), escrito pelo ex-oficial da Marinha americana Bill Kaysing (1922-2005).

As ideias conspiracionistas ganharam força no início dos anos 1980. Tudo por causa da Sociedade da Terra Plana. Os terraplanistas afirmam que a Nasa criou esse mito com a ajuda do cinema. Ainda de acordo com o grupo, a propagação da falsa realidade teve o patrocínio dos estúdios Walt Disney, que haviam contratado o diretor Stanley Kubrick. Tudo para forjar as cenas dos astronautas em solo lunar.

Os 12 astronautas

O fato é que não existe mentira nenhuma. Não há qualquer espaço que abre precedentes para justificar a conspiração. Portanto, vamos aos fatos. Conheça as 12 pessoas pisaram na Lua. Todos foram homens, e inclusive, eram norte americanos.

Os primeiros da lista, claro, são Neil Armstrong e Buzz Aldrin (Apollo 11, por 2h31, em 20 de julho de 1969); seguidos de Pete Conrad e Alan Bean (Apollo 12, por 7h45, em 19 de novembro de 1969); depois foi a vez de Alan Shepard e Edgard Mitchell (Apollo 14, por 9h21, nos dias 5 e 6 de fevereiro de 1971). Foram, em seguida, os astronautas David Scott e James Irwin (Apollo 15, entre 31 e 2 de agosto de 1971, sendo que o primeiro caminhou em solo lunar por volta das 19h03 e o segundo, por volta de 18h33). Depois ainda temos John Young e Charles Duke (Apollo 16, por 20h14, entre 21 e 23 de abril de 1972). Por fim, Eugene Cernan e Harrison Schmitt (Apollo 17, por 22h02, de 11 a 14 de dezembro de 1972).

Próxima Matéria
Via   G1     History  
Imagens El País
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+