Natureza

Pesquisa mostra que animais podem rir

Macaco - animais podem rir
0

Rir é o melhor remédio. Pelo menos é isso que muitos dizem. Para humanos, é uma reação impulsiva. Então, rimos em várias situações, às vezes até inadequadas, por puro nervosismo.

A maior parte dos bebês começam a dar risadas quando já tem de 3 a 4 meses, o que é muito antes do desenvolvimento da fala e da capacidade de andar. Sendo assim, expressar alegria e animação é simplesmente uma coisa natural para nós, humanos.

Macaco - animais podem rir

Reprodução

Contudo, não somos os únicos que temos essa natureza alegre e e de comunicação por meio de risadas. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, identificaram pelo menos 65 espécies de animais que comunicam brincadeiras de forma vocal, o que nós consideramos risada.

Algumas dessas vocalizações já são bem documentadas, como de macacos e ratos, mas outras eram novidade. Além de uma longa lista de primatas, vacas, cachorros, raposas, focas, herpestídeos e três espécies de pássaros também conseguem rir naturalmente.

Vale destacar que existem aquelas espécies de pássaros que conseguem imitar o som de uma risada humana, mas isso não se trata de vocalização de brincadeira, mas sim de uma imitação. Dessa forma, no estudo, os autores consideram os animais que dão risadas de forma natural para comunicar diversão.

Assim, a estudante de antropologia e primatologista Sasha Winkler e o professor de comunicação Greg Bryant publicaram os achados da pesquisa em um artigo do jornal Bioacoustics. Os autores pesquisaram vários sons vocais, por meio de gravações e criação de categorias, sendo elas alto ou baixo, agudo ou grave, longo ou curto, único ou rítmico, entre outras.

Ademais, relatam que é difícil gravar algumas risadas dos animais, ainda mais considerando os animais que possuem sons mais baixos. Ainda assim, é possível achar vídeos de animais como a raposa rindo.

A risada da raposa

Já viu uma raposa dando risadas? É uma visão muito fofa, mas esses animais ainda são selvagens e não devem ser confundido com criaturas dóceis só porque podem rir!

É possível levar seu peixe para passear?

Matéria anterior

Cavalos de guerra medievais eram pôneis

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos