Ciência e Tecnologia

Pesquisa sobre efeitos do celular em crianças é preocupante

0

Uma das coisas mais comuns que vemos hoje em dia são pais dando aos filhos pequenos smartphones ou tablets para deixá-los bem ocupados. Podemos ver isso em mesas de restaurantes, shoppings, bares e em qualquer lugar que os pais precisem, digamos assim, deixar os filhos entretidos com alguma coisa.

Essa prática pode até facilitar a vida de quem tem filhos pequenos, mas uma nova pesquisa feita com cerca de 200 mil pessoas apontou que o uso abusivo do celular pelas crianças pode trazer sérios problemas à saúde.

Ficou preocupado com essa notícia? A nossa matéria mostra para vocês quais são os riscos que o abuso do uso do celular podem trazer para os pequenos.

O risco do uso abusivo de celulares para crianças

Depois de fazer uma revisão de estudos, o Fundo Mundial para Pesquisa em Câncer trouxe um grande alerta envolvendo a saúde de bebês e crianças. Foram revisados 80 estudos que no total envolveram 200 mil pessoas. Mas o que tem de tão alarmante na revisão desse estudo?

Bom, ao que tudo indica, o uso frequente do celular, tablets e afins é uma das coisas que mais causa obesidade entre as crianças e bebês. Mas não só isso, segundo os pesquisadores, esse hábito pode ser tão prejudicial à saúde quanto o consumo excessivo de refrigerante.

Geralmente, a obesidade resulta da ingestão de mais calorias do que as calorias queimadas por exercícios físicos e atividades diárias normais. Uma pessoa obesa também tem mais riscos de desenvolver outros problemas, inclusive o câncer. Muitas pesquisas já comprovaram que pessoas obesas têm mais chances de desenvolver câncer de mama, de colo, nos rins, fígado, ovários, pâncreas e próstata.

Outro problema grave que pode vir a afetar a vida das crianças é o de visão. Só para vocês terem uma ideia, o número de crianças com miopia praticamente dobrou nos últimos 50 anos.

Cuidados necessários com as crianças

Existem algumas dicas da Academia Americana de Pediatria (AAP) para quem tem crianças em casa. Segundo eles, os bebês menores de 18 meses não devem ser exposto a telas, a não ser que seja para conversar com um adulto ou algo do tipo.

Já entre dois e cinco anos, o tempo de exposição às telas não deve passar de uma hora por dia. Lembrando que os conteúdos devem ser os apropriados à idade da criança.

Agora para os maiores de 6 anos de idade é preciso colocar limites de tempo pensando em não afetar outras atividades, principalmente as atividades físicas e os estudos. Isso ajuda a combater a obesidade. Para finalizar, nunca deixe as crianças mexerem no celular enquanto estão comendo.

Esperamos que a nossa matéria possa ter esclarecido algumas dúvidas sobre o assunto e conscientizado vocês sobre os perigos do uso abusivo das telas pelas crianças.

Novo jogo de Bleach revela gameplay insano

Artigo anterior

Novos detalhes surpreendentes sobre o passado de Thanos são revelados

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido