icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Por que a maioria dos vasos sanitários são brancos?

POR Diogo Quiareli EM Curiosidades 01/10/20 às 11h29

capa do post Por que a maioria dos vasos sanitários são brancos?

Todos nós temos aquele lugar preferido em casa, não é mesmo? Muitos preferem seus quartos, pois são onde relaxam e esquecem, por alguns minutos, todos os problemas da vida. Enquanto isso, existem pessoas que adora a cozinha, pois mantém um amor pela culinária e estão sempre testando receitas. A varanda, para tomar um bom e fresco ar também é opção de muitos. No entanto, acredite, um dos mais amados é o banheiro. São nos banheiros que as pessoas tiram o peso do mundo com um bom banho. Esse cantinho muitas vezes pode ser o nosso refúgio, visto que é um dos poucos lugares onde ninguém nos incomoda. Ainda mais que tudo ali é branco e traz paz.

Uma coisa que muitas pessoas notam em relação aos banheiros e não pergunta é: por que são quase todos brancos? Seria uma boa ideia fazer o vaso de cor escura para disfarçar as manchas que acontecem quando usamos o banheiro. No entanto, a maioria dos WCs são totalmente brancos, o que parece dobrar o trabalho de limpeza. Mas, acredite, isso é muito mais lógico do que poderíamos imaginar. Buscamos então os principais fatores que explicam por que a maioria das pessoas tem banheiro branco em casa. Compartilhe com seus amigos desde já e, sem mais delongas, vamos lá.

A maioria dos vasos é feita de porcelana

Esse é um bom material e bastante resistente. Após a queima, sua superfície se torna vítrea, à prova d'água e à prova de manchas. Sendo assim, os sanitários ficam muito mais fáceis de serem limpados, apesar de serem brancos.

A porcelana fica ainda branca quando queimada em altas temperaturas. É possível fazer  sanitários em outras cores. Para isso, basta colocar um pigmento antes de o esmalte secar no forno. Mas, como podemos imaginar, fazer banheiro brancos é muito mais fácil e barato.

Branco está associado à pureza e limpeza

Segundo a teoria da cor, os matizes afetam nossas emoções de formas diferentes. Mesmo que haja diferenças culturais ou de gênero na forma que percebemos os tons, o branco geralmente é associado à segurança, limpeza e pureza. É por esse motivo que as enfermeiras e os banheiros são brancos. Isso dá a impressão de um espaço estéril. Enquanto isso, cores escuras como preto ou marrom estão associadas a algo negativo. Você pode pensar que cores brilhantes resolverão o problema. Mas, embora causem sentimentos positivos, não nos proporcionam sensação de frescor.

A cor mais popular para banheiros

A percepção positiva da cor branca o torna ideal para um banheiro. Segundo estudos, banheiros bonitos e ornamentados surgiram no começo do século XX. No entanto, olhando a gama de acessórios que as lojas modernas têm à venda, podemos ver que não pegou, como os clássicos brancos. Os vasos sanitários brancos são neutros e leves. Isso faz com que caibam em banheiros de qualquer tamanho. Além disso, se adequa a qualquer design.

E aí, o que você achou dessa matéria? Sabia sobre essas coisas? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.


Próxima Matéria
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest