Curiosidades

Por que as meninas estão entrando na puberdade cada vez mais cedo?

0

A puberdade, geralmente, se inicia por volta dos 12 aos 14 anos de idade. Entretanto, esses números têm se tornado cada vez menores. As meninas têm sofrido cada vez mais com a puberdade precoce. Essa passagem do corpo infantil para o corpo “adulto” e fértil, nesses casos, começa a se desenvolver a partir dos 8 ou 9 anos de idade.

Pesquisas têm sido realizadas para descobrir os motivos e são várias as possibilidades. Para contornar a situação, há tratamentos específicos que são orientados pelos médicos. Eles ajudar a retardar esse processo de amadurecimento das meninas. A puberdade representa não apenas o desenvolvimento das mamas e o primeiro ciclo menstrual, mas algumas outras consequências na vida das meninas.

A puberdade precoce é associada a problemas como ansiedade, depressão, transtornos alimentares, vida sexual precoce e também abuso de substâncias nocivas.

Tipos de puberdade

Existem dois tipos de puberdade e com isso, motivações diferentes para seu adiantamento. Uma é chamada de puberdade verdadeira e outra de falsa. Entretanto, é importante explicar que nenhuma delas é de fato falsa, apenas acontecem de maneira diferente.

A puberdade verdadeira começa pelo cérebro. O hipotálamo, região que gerencia os hormônios corporais, enviam sinais para os ovários que dão início a menarca. Em casos raros, isso acontece por conta de lesões no cérebro ou na medula espinhal, ou até mesmo por causa do hipotireoidismo.

Já a puberdade falsa, também conhecida como periférica, é quando os hormônios começam a ser produzidos no ovário, sem que o cérebro tenha dado nenhum comando. Isso pode ser causado apenas por uma condição genética, mas também pode indicar um tumor.

Quais as razões para a puberdade precoce?

Inúmeras pesquisas têm sido realizadas nesse sentido, mas nenhuma é contundente, e assim há várias possibilidades que podem levar à puberdade precoce. Alguns apontam para a herança genética, ou seja, a idade em que a mãe entrou na puberdade pode interferir nisso. Outra possibilidade abordada foi a obesidade, que tem crescido entre as crianças. Isso porque a gordura faz com que o corpo libere estrogênio, o que leva ao desenvolvimento das mamas.

A dieta também pode influenciar na puberdade. Um estudo realizado com 5.600 meninas mostrou que aquelas que consumiam mais bebidas açucaradas por dia, tiveram a menarca 3 meses antes do previsto.

Há também a possibilidade de a puberdade precoce ser uma forma de o corpo garantir a sobrevivência dos genes, já que assim que se menstrua, se torna também sexualmente madura. O estudo Child Development chegou a conclusão que meninas que vivem em condições estressantes, com pais deprimidos e ausentes, têm a chegada da menarca mais cedo do que o previsto.

10 coisas que os Três Sannins fizeram antes de conhecer Naruto

Artigo anterior

7 fatos sobre Bohemia Rapsody que vão te fazer querer ver o filme mais de uma vez

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido