As unhas também te avisam sobre a sua saúde e você nem imagina. E aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você quais são estes sinais.

Segundo o portal uol, " as unhas são derivados ectodérmicos compostos por queratina dura que possuem como principal função a proteção das extremidades dos dedos das mãos e dos pés, bem como a atuação na manipulação de pequenos objetos.

São formadas por quatro epitélios básicos chamados de matriz ungueal, leito ungueal, prega ungueal proximal e hiponiquio".

Elas crescem muito rápido e nunca em igual proporção. Por que será que as unhas das nossas mãos atingem uma crescimento maior que a dos pés? Confira:

Publicidade
continue a leitura

unha8getty

Segundo uma pesquisa da Academia Americana de Dermatologia, as unhas da mão dominante, direita, se a pessoa for destra e esquerda, se for canhota crescem mais rápido e cerca de 3,5 milímetros por mês. O estudo também apontou que as unhas dos pés crescem 1,6 milímetros por mês.

Bruce Robinso, instrutor clínico de dermatologia dos hospitais Lenox Hill e Mount Sinai, de Nova York, afirma, em entrevista ao portal terra, que " a taxa de crescimento das unhas da mão depende de um conjunto de variáveis: do próprio indivíduo, da destreza natural(por motivos desconhecidos, as unhas costumam crescer mais rapidamente na mão usada ao escrever), enfermidades e idade".

Publicidade
continue a leitura

enhanced-buzz-5259-1404330507-44

Ele conta que as unhas da mão "atingem seu pico de crescimento na segunda e terceira década, ocorrendo um leve declínio a seguir" e que um possível motivo para isso é um fluxo sanguíneo reduzido nas mãos ou nos pés.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Publicidade
continue a leitura

O especialista em medicina alternativa, Norman Allan, conta que o fator de crescimento avançado das unhas das mãos tem a ver com a proximidade do nosso coração do que os pés e por este motivo acabam recebendo nutrientes e oxigênio com mais qualidade por terem pequenos vasos capilares situados logo abaixo das unhas.

Suas unhas das mãos também crescem mais rápido que as dos pés? Você já percebeu isso alguma vez? Mande seu comentário para gente!

Publicado em: 05/01/17 13h47