icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Por que é tão perigoso tirar foto fazendo o sinal de paz e amor?

POR Diogo Quiareli EM Curiosidades 27/10/20 às 15h05

capa do post Por que é tão perigoso tirar foto fazendo o sinal de paz e amor?

Hoje em dia, quase todas as pessoas possuem redes sociais a parte da adolescência. Até mesmo crianças possuem contas em vários sites de relações pessoais, embora precisem da monitoria dos pais ou responsáveis. A fim de sempre alimentar nossas redes, estamos sempre tirando fotos, sejam com amigos, de lugares, comidas, situações ou nossas próprias fotos, mais conhecidas como selfies. No entanto, existem diversos perigos em uma simples foto pessoal. Publicar uma imagem deixou de ser algo inocente para quem nos acompanha por meio da internet e pode colocar a nossa segurança em perigo. Acredite, a famosa pose "paz e amor" com as mãos não é nada recomendado hoje em dia.

Isso porque essa simples pose pode revelar informações pessoais. As informações, que podem ser obtidas dessa forma, podem ser usadas contra nós por golpistas. Eles podem acessar várias informações bancárias, por exemplo, e assim nos prejudicar de forma intensa. A fim de alertar os nossos leitores, resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou o motivo pelo qual devemos parar, ainda hoje, de postar foto fazendo o sinal de paz e amor. Confira conosco a seguir e surpreenda-se. Aproveite para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, vamos lá.

Por que as fotos fazendo a pose "paz e amor" podem nos expor?

O Instituto Nacional do Japão de Informática (NII) fez uma pesquisa. Eles testaram fotos de um sujeito com uma câmera digital a partir de 3 metros de distância. Com isso, descobriram que é possível copiar os padrões das veias dos dedos do sujeito. Graças à tecnologia avançada de reconhecimento de impressão digital, os apêndices podem ser digitalizados, copiados e assim usados.

A qualidade da imagem pode oferecer ainda mais risco

Os celulares atuais estão cada vez melhores. Isso quer dizer que possuem câmeras avançadas, capazes de tirar fotos em alta resolução. Esse perigo surge quando as fotos tiradas com eles são publicadas nas redes sociais. Isso aumenta bastante o risco de vazamento de informações pessoais. De acordo com os pesquisadores, um bom foco e uma boa luz em uma foto são suficientes para recriar dados de impressões digitais.

Os dados roubados podem ser usados contra nós

Se conseguirem roubar suas informações, elas podem facilmente ser vendidas onlines em alguns sites do mercado negro, por exemplo. Usamos nossas impressões digitais para abrir vários aplicativos e dispositivos que cuidam de nossas atividades financeiras. Depois que os golpistas recebem acesso às informações pessoais, eles conseguem usá-las para entrar em contas bancárias e outras contas pessoais.

Não é difícil retirar as impressões digitais

Outra grande ameaça que a revelação de impressões pode representar é a criação de uma réplica impressa. Essa pode enganar os scanners biométricos usando tinta condutora. Por exemplo, os pesquisadores da Michigan State University provaram que não há necessidade de nenhum equipamento especial para fazer a recriação. Apenas uma impressora jato de tinta, tinta condutora e papel comum são suficientes para isso.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.


Próxima Matéria
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest