Curiosidades

Por que existem pedras nos trilho de trens?

0

Pensar em ferrovias, trens e trilhos sempre traz ideias e imagens comuns na cabeça. Uma delas é a forma com que os trilhos são e o que tem neles. As pedras fazem parte desta imagem. Para muitos, podem ser apenas por estética e que estão lá sem nenhum motivo. Mas a verdade é que os trilhos e as ferrovias são companheiros inseparáveis. São peças vitais para o bom funcionamento da mesma.

O verdadeiro motivo

Balastro é o nome dado às pedras que vemos perto dos trilhos do trem. A palavra é uma derivação da palavra inglesa “lastro” que designava o material que costumava ser usado em navios como lastro. É um tipo de material granulado que mede entre 30 e 150 mm. E isso é usado na construção, especialmente em ferrovias. Para entender o porquê das pedras estarem ali, é preciso saber como funciona um trem.

Primeiramente, ele é um transporte que se move através de guias. Por circular por caminhos onde não é possível desviar, é necessário que existam características geométricas e técnicas muito específicas. Os trilhos devem ter uma largura constante. Se forem colocados diretamente no chão, quando as cargas transmitidas excederem a capacidade do transportador, eles se deformam e afundam no solo, especialmente em argila ou terra de baixa consistência.

Para não existir esse tipo de problema, os engenheiros das antigas ferrovias criaram um tipo de cama ou um leito embaixo e nas laterais dos trilhos para que as cargas pudessem ser distribuídas sobre uma superfície maior. Essa superfície deve ser granulada e atender alguns critérios:

  • Medir entre 3 e 6 cm
  • Devem vir de esmagamento de quartzitos, basaltos e granitos, pois esses tipos de rochas, colocadas juntas, funcionam, devido ao atrito, como extraordinários distribuidores de cargas em sua superfície
  • Devem ser pontiagudos e afiados, porque se fossem arredondados, rolariam para fora do lugar com facilidade

As pedras amortecem o efeito das cargas ferroviárias e agem como se fossem uma cama de molas. Além de evitar o descarrilamento do trem, que a vegetação cresça na plataforma, tal característica corrige a drenagem e a evaporação da água da chuva. Sem ela, não seria possível que muitas ferrovias existissem. Agora, sempre que ver um trilho, lembre da importância das pedras.

Conheça o estranho comício nazista que aconteceu em 1939 nos Estados Unidos

Artigo anterior

Homem encontra a felicidade de ser pai dois anos depois de ser atacado com ácido por ex

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido