Todos nós sabemos que a água é a fonte da vida. É quase impossível passar um dia inteiro sem tomar pelo menos um copo cheio. Em dias quentes, fica ainda pior enfrentá-los. Na verdade, independentemente do clima, é bastante difícil imaginar uma vida sem beber água. Por esse motivos, os pais costumam dar água para seus filhos desde muito cedo. Tudo isso para que eles acostumem com a bebida necessária. No entanto, os médicos não recomendam isso até que a criança complete seis meses de vida. Os profissionais afirmam então que água deve ser dada somente após o sexto mês de vida.

Introduzir isso na alimentação do bebê pode ser extremamente arriscado. É por isso que todos nós deveríamos olhar com muito cuidado para essa questão. Esse erro é ainda mais comum entre os pais de primeira viagem. É normal acreditarmos que, como nós necessitamos da água diariamente, os pequenos também, principalmente as filtradas. E foi pensando um pouco mais sobre isso que decidimos trazer essa matéria para você, caro leitor. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou os motivos pelos quais não devemos dar água a um bebê com menos de seus meses de vida. Confira então conosco e surpreenda-se.

Por que não devemos dar água para um bebê com menos de seis meses de vida?

O leite materno é suficiente para a hidratação

Publicidade
continue a leitura

Todos nós precisamos entender que, embora seja uma fonte de gordura, proteína, açúcar, minerais e outros componentes, o leite materno contém mais de 80% de água. Isso mostra que o alimento satisfaz a sede do bebê até mesmo nos dias mais quentes. Portanto, o leite materno oferece todos os nutrientes necessários e a quantidade recomendada de água para o bebê. O mesmo acontece com quem alimenta o filho com fórmula. No entanto, é impossível respeitar as recomendações médicas para que o filho receba a quantidade necessária de água e nutrientes para crescer e desenvolver.

Água somente após o sexto mês de vida

Publicidade
continue a leitura

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os bebês não precisam disso até o sexto mês de vida. Para a maioria dos pediatras, é seguro oferecer a bebida entre 6 e 12 meses de idade. Contudo, não se surpreenda se a criança não mostrar muito interesse no começo, visto que isso é normal. Isso porque ele ainda está mamando leite materno.

Por que é perigoso dar água antes dos seis meses

Publicidade
continue a leitura

Dar essa bebida para os bebês com menos de seis meses pode resultar em desnutrição, visto que ao beber água ele pode beber menos leite. Com isso, recebe menos calorias e nutrientes que precisam. Além disso, a bebida pode ainda causar intoxicação. Há casos de infecção em bebês por conta de água mal tratada. Com isso, concluímos que devemos ter o máximo de cuidado com nossos pequenos.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour pelas curiosidades do nosso site.

Publicado em: 07/10/20 14h49