Curiosidades

Por que o engenheiro mais jovem do mundo largou a faculdade?

0

O jovem prodígio Laurent Simons, de apenas 9 anos, ganhou as manchetes em todo o mundo, no mês passado. O motivo? O garoto iria se formar em engenharia elétrica, na Universidade de Tecnologia de Eindhoven, nos Países Baixos. Quando? Antes do final do ano. Caso acontecesse, Laurent Simons seria o primeiro graduado do mundo, com menos de 10 anos de idade.

Mas, infelizmente, os planos mudaram. A universidade informou ao jovem prodígio e seus pais, que a conclusão não seria possível. Afinal, exames precisavam ser feitos antes de seu aniversário, em 26 de dezembro.

Decisões

“Laurent é um garoto excepcionalmente talentoso, que está estudando em um ritmo sem precedentes. No entanto, a universidade acredita que cumprir tal cronograma, até o fim do ano, é inviável. Laurent tem que realizar alguns exames, antes de completar 10 anos, em 26 de dezembro”, disse a universidade, em comunicado oficial.

Após emitir o comunicado, a universidade sugeriu um novo cronograma, que lhe permitisse terminar em meados de 2020. Para a instituição de ensino, o novo cronograma não irá prejudicar o jovem. “Temos bons momentos pela frente”, explicou.

No entanto, os pais do menino decidiram não aceitar a oferta. Os estudos de Laurent Simons, por esse motivo, foram interrompidos. “Até a semana passada, estava tudo bem, e agora, de repente, eles querem atrasar mais seis meses”, disse o pai de Laurent, Alexander Simons, à Reuters.

Para a família, a data exata da formatura de Laurent nunca foi realmente um problema. Em contrapartida, tornou-se complexa quando a universidade descobriu que os pais do jovem, tinham planos de fazer com que o filho seguisse investindo em sua educação, em outro país. “Hoje ele já recebeu duas ofertas de universidades estrangeiras”, disse Alexander Simons.

Uma instituição, nos Estados Unidos, ofereceu uma bolsa de doutorado ao garoto. A universidade holandesa disse, em nota, que lamenta a decisão da família: “Os supervisores gostaram de trabalhar com Laurent, não apenas por seu enorme talento, mas também porque ele é um garoto muito bondoso e curioso. Portanto, a porta ainda está aberta para ele retomar o estudo em condições realistas”.

Em uma publicação feita no Instagram, que, inclusive, já foi deletada, o menino acusou os diretores da Universidade de Tecnologia de Eindhoven de serem “mentirosos” e afirmou que a atitude, de mudar a data de conclusão de curso, foi “patética”.

O jovem

Filho de pai belga e mãe holandesa, Laurent foi criado, durante os primeiros anos de sua vida, pelos avós, na estância costeira belga de Oostende. Começando a escola aos quatro anos, ele completou o ensino fundamental em um ano e meio. Ele levou apenas cinco anos para cursar a escola primária, secundária e a universidade.

Inspirado pelo inventor sérvio-americano Nikola Tesla, Laurent disse que quer pesquisar órgãos artificiais e, finalmente, desenvolver um corpo artificial inteiro em seu próprio laboratório.

Com sua mecha de cabelo que cai na frente dos olhos, seu suéter de gola alta, jeans e chinelos, Laurent se parece com todos os garotos de sua idade. No entanto, seus companheiros mais leais são seu laptop e um livro sobre chips eletrônicos e outros circuitos integrados, “sem sentido” para seus pais, que admitem “não entender nada sobre isso”.

Atualmente, a pessoa mais jovem do mundo, a obter um diploma universitário, é o estadunidense Michael Kearney, que se formou em Antropologia, aos 10 anos e 4 meses, em junho de 1994.

4 pessoas com histórias perturbadoras para contar

Artigo anterior

O que aconteceria se algum planeta desaparecesse do Sistema Solar?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido