Curiosidades

Por que o Heavy Metal é tão popular na Finlândia e é até assunto de Estado?

0

Se a popularidade e paixão dos finlandeses, pelo Heavy Metal, se deve aos longos períodos de inverno do país ou apenas pela atitude cultural diferente, não está claro. Mas o fato é que ninguém pode negar o gigantesco impacto desse gênero musical no país. E esse impacto vai um pouco além do cultural, chegando até a ser assunto de Estado. Hoje, as bandas de metal finlandesas são populares entre os metaleiros de todo o mundo. Tanto que acabaram se tornando referência, quando se trata de Heavy Metal.

E mesmo que seja um gênero musical de nicho e incompreendido em outros lugares, na Finlândia, é um dos tipos de música mais populares do país. Tanto que é tocado, frequentemente, nas principais estações de rádio finlandesas. Para se ter uma ideia de como os finlandeses são aficionados pelo Heavy Metal, o país tem mais músicos do gênero per capita, do que qualquer outra nação no mundo. São 53,5 metaleiros por 100 mil pessoas, segundo pesquisa do The Atlantic. Até o ex-presidente americano, Barack Obama, observou o significado cultural da música Heavy Metal, na Finlândia.

Impacto cultural

O professor da Universidade de Helsinque, Esa Lijla, levantou algumas hipóteses, para explicar o porquê dessa paixão dos finlandeses por Heavy Metal.

“Somo um país pequeno. Um país tão pequeno que, muitas vezes, só temos uma coisa de cada vez. Então, digamos, nos anos 1980, era heavy metal, nos anos 1990 certamente não era heavy metal, era pop dance europeu. Hoje em dia, parece que o heavy metal está mais ou menos no mainstream popular”, disse ele. “Temos escolas particulares de música, que são financiadas principalmente pelo governo”, continua o professor. “O ideal, por trás disso, era que todos deveriam aprender música em alto nível, se quisessem”.

O amor dos finlandeses, por “bater cabeça” no heavy metal, parece ser uma contracultura para tudo o que o país é conhecido por ser, Lijla disse: “É um mito que talvez também os músicos finlandeses ou o povo finlandês em geral gostem de pensar que somos um país estranho e pessoas estranhas que vivem na floresta”.

Heavy metal finlandês

Muitas pessoas chegaram a afirmar que a Finlândia era o único país do mundo, onde o metal era “mainstream”. Tanto que as pessoas de outros lugares começaram a estudar finlandês e norueguês, para entender melhor a música heavy metal.

Muitas pessoas chegaram a especular se o clima da Finlândia, contribuiu para o interesse da população por esse gênero musical. “Quando alguém está cercado de frio e escuridão, por longos períodos de tempo, é natural que alguma forma de depressão comece a surgir. E como muitos finlandeses combatem essa depressão? E no caso da energia negativa, será que tentam se sentirem mais positivos? Não consigo pensar em uma forma de música mais adaptada ao lançamento do negativo, do que o heavy metal”. Essa é a explicação do site A Metal State Of Mind.

Mesmo que as taxas de suicídio na Finlândia sejam maiores do que as dos demais países nórdicos, o número de suicídios entre os homens diminuiu 48% desde a década de 1980. Se isso tem alguma influência da música não se sabe, mas é uma possibilidade.

Conheça as novas espécies de plantas e animais que foram identificadas em 2019

Matéria anterior

Esses foram os emojis mais usados no Brasil em 2019

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.