icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Por que o homem deixou objetos estranhos na lua?

POR Bruno Dias EM Curiosidades 14/10/20 às 19h18

capa do post Por que o homem deixou objetos estranhos na lua?

Em 1969, os Estados Unidos fizeram a primeira viagem até a lua. A missão Apollo 11 fez com que Neil Armstrong e Buzz Aldrin pisassem no solo lunar junto com a bandeira da nação americana. Entre 1969 e 1972, houve cinco pousos na lua, mas nenhuma pessoa mais foi mandada depois.

A maioria de nós pensa que na ida do homem à lua rendeu uma frase icônica, e deixou por lá apenas algumas pegadas e a bandeira dos Estados Unidos.

No entanto, o nosso satélite natural tem nele mais  de 180 toneladas de objetos feitos por humanos. Algumas coisas como lenços, medalhões e até mesmo uma foto de família.

Objetos

A maior parte dos destroços que estão na lua são destroços de espaçonaves. Toda via, alguns objetos foram deixados lá de propósito pelos próprios astronautas. E são esses objetos que contribuem para o acúmulo de "lixo" lunar e transforma a lua em um verdadeiro museu.

Ao longo de várias décadas o homem já deixou várias coisas na lua. A lista desses objetos é bastante curiosa, e uma reportagem da revista "The Atlantic" revelou algumas das coisas que foram deixadas por lá.

Entre elas estão, cinco bandeiras dos Estados  Unidos, duas bolas de golfe, 12 pares de botas, câmeras de TV, revistas de cinema, 96 bolsas de urina e dejetos humanos,  mochilas, cobertores isolantes, toalhas e lenços umedecidos usados, kits de higiene pessoal e pacotes de comida espacial vazios.

Motivo

É claro que essa quantidade toda de resíduos deixados em nosso satélite natural pode assustar as pessoas. Acontece que eles foram deixados lá estrategicamente.

Vários dos objetos que estão hoje na lua foram selecionados para serem relíquias de toda a exploração humano do espaço. E alguns foram deixados lá porque era preciso diminuir o peso da aeronave para que a volta dos astronautas para a Terra fosse mais segura.

Mais estranho

Dentre todos os objetos, o que é considerado o mais inusitado é um retrato de família. A foto pertence ao astronauta Charles Duke. Na foto que está na lua ele está do lado de sua esposa e seus dois filhos. E atrás da imagem está escrito "esta é a família do astronauta Charlie Duke do planeta Terra que pousou na lua em 20 de abril, 1972".

Nesse ano, Duke deu seus primeiros passos na lua quando ele tinha 36 anos. Na época, em uma viagem feita pela missão Apollo 16, ele foi o humano mais jovem da história a ter caminhado na lua.

O astronauta disse em entrevistas que colocar a fotografia de sua família na lua era uma forma de levá-los junto com ele. E Duke disse que sempre tinha planejado deixar uma foto em nosso satélite. E uma foto do retrato de família dele serviu para mostrar para seus filhos e esposa que eles realmente estavam na lua.

 


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest