• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Por que o mundo não imprime mais dinheiro para resolver os problemas do planeta?

POR Magno Oliver    EM História      02/02/16 às 17h56

Muito se queixam as pessoas sobre tamanha a falta de dinheiro que elas sempre estão passando. A falta de dinheiro para pagar as contas, comprar algo que se deseja etc é uma realidade quase que universal.

O Brasil possui todo um aparato para poder imprimir mais dinheiro e injetar no mercado. E muita gente comenta que os problemas do mundo poderiam ser resolvidos de uma vez se o mundo imprimisse mais dinheiro.

Mas seria possível mesmo imprimir mais dinheiro para resolver os problemas do mundo?

dinheiro

 

O site thinkinganutshell tem a resposta de uma forma bem didática. Segundo sua publicação, Mais dinheiro não é impresso "  Porque a riqueza não é criada através da impressão de dinheiro, ele só é representado por ele.

Quando você imprime mais dinheiro sem aumentar a riqueza que representa, em seguida, cada nota representa uma fatia menor do bolo porque você acabou dividiu em mais fatias.

Quando os governos fazem  imprimir mais dinheiro de forma imprudente você começa a inflação e até mesmo hiperinflação." Imprimir dinheiro para poder injetar no mercado não parece ser uma ideia interessante, economicamente falando.

Dinheiro-11

Segundo o site Economicshelp, quando um país resolve imprimir dinheiro e criar inflação, a moeda sempre sofrerá um declínio em seu valor.

Aprenda a atrair dinheiro

E isso equivale a precisar de duas vezes mais moedas para que uma pessoa possa comprar uma quantidade igual de mercadorias, o que faz com que diminua o poder de compra da população.

O site ainda dá o exemplo da inflação na Alemanha, quando o dinheiro se tornou inútil e passou a ser usado como papel de parede de casas, na década de 1920.

dinheiro

Imprimindo mais dinheiro para tentar reparar a economia vai gerar uma hiperinflação, que vai levar a um colapso da economia.

Imprimir mais grana para tentar injetar na produção econômica, por exemplo, não faz com que ela aumente e sim gere esse problema de inflação que assombra muitos países.

O exemplo que aconteceu no Brasil

31294

Em 1955, o Brasil vivia o tempo de atuação do então presidente juscelino kubitschek. Naquela época, ele decidiu emitir mais papel moeda para que seu projeto que fizesse o Brasil avançar 50 anos em cinco pudesse se concretizar de uma forma mais rápida.

Mas foi aí que o inesperado aconteceu. A cidade de Brasília foi construída e o efeito que explicamos na matéria se concretizou, gerando uma crise na economia e alta inflação para o sucessor Jânio Quadros.

Você também tinha o pensamento de que imprimindo mais dinheiro no mundo, os problemas se resolveriam? Mande seu comentário para gente!

Próxima Matéria
Imagens atimais
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+