Curiosidades

Por que o pimentão verde é mais barato que os outros?

0

Todos sabemos que uma boa alimentação pode influenciar sim na nossa saúde e na disposição que temos para enfrentar o dia a dia. O segredo não está em apenas comer frutas e legumes. Mas sim fazer uma dieta equilibrada com todos os alimentos em quantidades certas. Isso porque o nosso corpo precisa de um pouco de cada alimento, para que tenhamos uma vida saudável.

Se você é uma pessoa que tenta ter hábitos saudáveis e comprar alimentos bons para a saúde, já deve ter notado que o pimentão verde é bem mais barato do que os outros pimentões de outras cores. Como por exemplo, os vermelhos, amarelos, laranja ou roxo.

O pimentão é um vegetal parente das pimentas. Mas eles têm um nível de picância bem baixo por não terem grandes quantidades de capsaicina, que é uma substância que dá o sabor ardido aos alimentos.

Sempre que nos lembramos desse vegetal, são três cores principais que aparecem na nossa mente: verde, vermelho e amarelo. Mesmo tendo cores diferentes eles são o mesmo vegetal.

Pimentão verde

E mesmo que você seja uma pessoa que consome esse vegetal, talvez você nunca tenha percebido a diferença de preço entre as cores dele até ler isso. E existe uma razão para esse preço ser menor. Existe um número bom de variações de pimentões, tanto em formas como em cores diferentes. Algumas dessas variedades continuam com a cor verde mesmo estando em seu estado de plena maturação.

Contudo, os pimentões verdes que são encontrados para comprar, geralmente, são colhidos antes de amadurecerem. Ou seja, antes de conseguirem ficar vermelhos ou amarelos. E cada uma dessas fases tem nutrientes diferentes. O pimentão vermelho tem mais zinco e vitamina A, o amarelo tem concentrações boas de vitamina C, e o verde também tem a vitamina C, mas em menor quantidade porque quanto mais tempo no pé mais nutrientes o pimentão consegue acumular.

O gosto dos pimentões verdes são mais crocantes, frutados e um pouco mais amargos do que os outros. Os vermelhos, por exemplo, são mais suaves e doces, enquanto os amarelos são mais macios e suculentos. E não importa qual seja a cor do pimentão, todos eles têm antioxidantes de sobra. São eles que dão ao pimentão várias propriedades para a saúde.

Benefícios

Um alerta importante a ser feito é que os pimentões verdes são menos fáceis de serem digeridos por conta da sua sub maturidade. Por conta disso, as pessoas que tem estômagos sensíveis devem evitá-lo.

Mas os benefícios do pimentão para a saúde são vários. Eles fortalecem o sistema imunológico com suas vitaminas A e C, que são o seu carro chefe. Essas vitaminas também tem propriedades antioxidantes. Isso faz com que elas evitem o processo de degeneração dos tecidos do corpo.

Esses vegetais também protegem o cérebro de degenerações. Até porque a oxidação gera diversos processos degenerativos no corpo todo. E consumir pimentões e outros alimentos antioxidantes, ajuda a evitar que isso aconteça.

Além disso, os pimentões ajudam na saúde da visão e a blindar o coração. Essa blindagem vem da quercetina presente no pimentão que é bastante importante para a saúde do coração. E o melhor de tudo, os pimentões são uma ótima forma de evitar o envelhecimento precoce.

7 polêmicas dos famosos na pandemia

Matéria anterior

Novo relatório da ONU é um “alerta vermelho” para o planeta

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.