Ciência e TecnologiaCuriosidades

Por que o sangue dos humanos ferve quando exposto ao vácuo?

0

Costumamos dar muitos significados à palavra vácuo. Vão desde aquela ignorada que tomamos de alguém, até os espaços que não contem nenhum tipo de matéria. E qual seria a relação entre essas duas definições, por exemplo? Bom, o simples fato de que em nenhuma delas você pode retirar algo desse vácuo. Mas por outra visão, ainda podemos chamar da mesma forma o espaço interestelar, embora não esteja completamente ausente de matéria.

À medida que os humanos tendem a passar grandes períodos de tempo no espaço, muitas perguntas começam a surgir. Até que ponto isso seria seguro? Aquela roupa é realmente eficiente? O que poderia acontecer lá de cima? Bem, você já deve ter visto algum filme que aborda a temática. Em muitos deles acontece algum tipo de tragédia em que um dos astronautas sofre um acidente e se perde no vácuo do espaço.

A partir daí, o corpo sofre com horríveis deformidades físicas devido às condições nada favoráveis do lugar. Os olhos passam a saltar das órbitas, o sangue ferve e o corpo explode. Seria possível que algo do tipo realmente acontecesse?

É possível que nosso sangue ferva quando exposto ao vácuo?

O espaço é um lugar horrivelmente frio. Estima-se que possa atingir os 270ºC negativos, mas ainda é algo relativo, visto que depende do local em que você se encontra. Desta forma, se por acaso você decidisse passear por lá sem roupas propícias para isso, certamente seu corpo congelaria dentro de algum tempo. Mas se é um lugar tão frio, o que leva as pessoas a acreditarem que nosso sangue ferve quando exposto a essas condições?

Parece ser algo completamente sem noção afirmar que o sangue ferve em baixas temperaturas. Pois bem, assim como muitas teorias acerca do universo, esta é apenas mais uma que divide a comunidade científica. Segundo aqueles que acreditam, o sangue seria fervido não devido a temperatura, mas sim pela baixíssima pressão do vácuo.

Desta forma, quando a pressão é quase zero, o ponto de ebulição dos líquidos também é drasticamente reduzido… Vale lembrar que nosso corpo é formado, em mais de 70%, por água. Isso faria com que o sangue, bile e até mesmo os olhos fervessem.

Para aqueles que não acreditam na hipótese, eles alegam que nosso corpo seria capaz de manter a pressão da forma adequada para que a temperatura corporal ficasse abaixo do ponto de ebulição.

O que mais poderia acontecer com nosso corpo?

Há ainda a hipótese de uma provável explosão dos pulmões. O ar que eles guardam se expandiria de forma rápida e intensa, fazendo com que sofressem descompressão. No entanto, por mais incrível que possa parecer, estima-se que ainda conseguiríamos ter plena consciência enquanto expostos ao vácuo, durante até 1 minuto, sem os trajes adequados. Mas logo depois poderíamos sofrer uma morte horrível, ou simplesmente desmaiar e morrer sem dor.

A hipótese de que o sangue ferve ainda não foi confirmada, até porque… É óbvio que não vale a pena fazer o teste. No entanto, é algo que levanta boas discussões mundo afora.

E então pessoal, o que acham? Será que isso realmente acontece? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

8 princesas canceladas da Disney que nunca vamos ver

Artigo anterior

7 espécies de tubarões bizarras que você adoraria conhecer

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido