CuriosidadesNatureza

Por que os humanos têm dentes ruins?

dentes
0

Você já se perguntou por que os humanos têm dentes ruins? Todos nós passamos pela fase da vida em que nossos dentes começam a sair depois de meses de uma boca macia. Eles cortam a gengiva e causam aqueles gritos estridentes que ouvimos de bebês. Esses dentes são pequenos e fracos, o que é uma boa ideia considerando o tamanho da boca de uma criança. Com o tempo, começam a amolecer e é aí que entra o famoso fio amarrado na porta, a janelinha e o choro do dente arrancado à força.

Mas agora ficamos sem dente de novo? Comendo só comida em pasta? Não! Agora nossos dentes “de verdade” entram em cena. Eles são mais fortes, cortantes e maiores mas, mesmo assim, quebram com um grão de milho que não estourou ou com um acidente no jogo de futebol. Ou então, desde o início, já não entraram nem no lugar certo e ficamos presos com anos de tratamento ortodôntico. E, se um cair, acabou. Não temos um estoque grande de dentes em comparação com outros animais.

Na verdade, outros animais são bem melhores quando o assunto é dente. Parece que eles conseguem crescer dentes tranquilamente até quando estão na idade adulta. Nós, humanos, temos dentes desalinhados, mordidas erradas, sisos que aparecem em momentos estranhos, às vezes um em cima do outro! Então por que os humanos têm dentes ruins?

A alimentação humana

Crânio antigo

Reconstrução de um crânio de Paranthropus boisei, encontrado na Tanzânia, em 1959, por Mary Leakey.

Diferente da maioria dos animais, nós mudamos os hábitos alimentares bastante em um tempo relativamente curto. Pega praticamente qualquer espécie para ver que ela come a mesma coisa há milhões de anos. Agora pense em como a alimentação humana mudou nos últimos milênios, que sob a ótica da evolução, é muito pouco tempo.

Nós fomos de plantas fibrosas, que são difíceis de mastigar, para a possibilidade de uma refeição completa líquida. Basicamente, nossos ancestrais bem antigos tiveram que mastigar muito mesmo, o que significa que a boca precisava de vários dentes para conseguir gastar menos energia. Quando a alimentação se tornou mais macia, os nossos ancestrais começaram a sobreviver com mandíbulas menores, que também precisavam de menos energia para desenvolver e usar.

Como resultado, bocas menores se tornaram comuns, mas tivemos que arrumar um jeito de organizar muitos dentes em um espaço mais pequeno. Se não fosse pela medicina dentária, as pessoas que nasceram sem sisos teriam uma vantagem de sobrevivência e os dentes do siso já teriam sido extintos milhares de anos atrás.

Então podemos dizer que nossos dentes são tortos e estranhos porque nossa alimentação e estilo de vida combinaram com isso há milhares de anos. Mas essa realidade não explica algumas questões como o nascimento inoportuno de dentes do siso.

Dentes do siso

Raio X de dentes

Sisos formam por último. Denver Marchoiri/Universidade de Saskatchewan

Dentes têm um cronograma de erupção. Essas faixas de idade são quando eles devem sair das nossas gengivas, mas os sisos são conhecidos por não seguirem exatamente esse cronograma como os outros. Podem crescer logo no início, quando somos adolescentes. Ou aos 18, 25 anos ou nunca!

Uma criança tipicamente cresce seus dentes primários por volta dos 6 anos. O primeiro molar permanente e o mandibular já nascem também. No caso dos sisos, geralmente aparecem entre os 17 e 21 anos. São os últimos do cronograma e só começam a calcificar entre os 8 e 11 anos de idade. Isso significa que são os últimos formados também.

A maior parte dos dentistas prefere tirar os sisos antes que estejam com as raízes prontas, o que geralmente acontece depois de 2 a 3 anos que despontam na gengiva. É por isso que dizem para retirar os dentes depois que começam a aparecer. Se fazem parte da arcada, por que temos que tirá-los?

Os sisos são extremamente difíceis de limpar e suscetíveis a cáries. São os que mais causam infecções e você pode ter toda a sua arcada movimentada com a erupção. Você também tem grandes chances de ter problemas com os sisos considerando a alimentação moderna e expectativa de vida. Eles são empurrados para a frente, o que afeta os outros companheiros. Sem cuidado dentário, nossos ancestrais provavelmente teriam perdido alguns dentes até os 30 anos, deixando espaço para os sisos. Esse não é nosso caso.

Basicamente, o problema é como vivemos hoje em dia, porque os sisos não nos atrapalhariam muito se fosse comum perder alguns dentes na adolescência. E por que temos só dois conjuntos de dentes?

Estoque de dentes

Dentes infantis

Dentes primários também são chamados de dentes de leite

Nossos dentes são responsáveis não só pela alimentação como pela manutenção do formato da boca. Como demoramos a chegar à idade adulta, seria insustentável ter 32 dentes adultos em uma criança. Por isso, temos um conjunto provisório enquanto estamos crescendo. Depois que o crânio para de crescer, os dentes adultos começam a evoluir.

Outro motivo pelo qual temos só dois conjuntos de dentes é que eles não crescem de fato. Depois que estão completamente desenvolvidos, não ficam maiores, como as unhas e o cabelo. Por isso temos que ter os dentes provisórios na infância.

Nós não conseguimos repor os dentes porque as células-tronco que temos na infância morrem quando viramos adultos e nossos dentes crescem. Isso aconteceu na evolução e também tem ligação com a alimentação dos nossos ancestrais. Humanos comem coisas diversas como plantas, animais e grãos. Então nossos dentes são diferentes entre si com funções variadas. Quando cada um é diferente, não é tão simples criar outro tão facilmente para preencher um espaço vazio, como é com répteis.

Mas vamos supor que você poderia crescer vários molares. É importante que o de cima encaixe no de baixo ou você não vai conseguir mastigar de forma eficiente. Por isso, temos os dentes que temos – e ainda bem que existe a odontologia!

Essa empresa quer lançar foguete como se fosse um estilingue gigante

Matéria anterior

Nossos rostos refletem muito mais emoções do que podemos imaginar

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos