Por que os teclados de telefones fixos possuem letras?

POR Heverton Paulo    EM Curiosidades      29/09/15 às 17h32

Mandar mensagens de texto no celular (via Whatsapp ou SMS) tornou-se simplesmente uma mania mundial. Atualmente, quase já não recorremos à prática de ligar - que foi o objetivo principal do telefone celular, e preferimos mover nossos dedinhos com agilidade para mandar uma mensagem escrita.

Hoje o que vigora é o chamado celular touchscreen, um aparelho com tela sensível ao mínimo toque. Entretanto, os primeiros telefones celulares possuíam teclas alfanuméricas, que era a junção de números e letras. Tais teclas permitiam usar os números para fazer ligação e as letras para enviar mensagens de texto.

Porém, provavelmente todo mundo já reparou que o teclado de telefones fixos e os famosos e antigos "orelhões" também possuem letras ao lado dos número. Mas é aí que surge a pergunta: se não é possível mandar mensagens de texto por eles, por que os teclados de telefones fixos possuem letras?

tel

A explicação pra essas "letras instrusas" vem desde a origem do primeiro telefone já criado. Depois de Graham Bell supostamente ter roubado a patente de Antonio Meucci - quanto ao verdadeiro inventor do telefone -, ele incumbiu seu empregado William Blauvelt de desenvolver um discador para a invenção. Foi quando em 1917 William criou um discador em que números acompanhavam letras.

Mas por que essas letras? O que acontece é que cada central telefônica tinha um nome normalmente derivado da rua ou distrito no qual se situava (Pensilvânia, Avenue, Hollywood e etc.). Sendo assim, que ligava pedia à operadora que fizesse uma ligação com Hollywood 6-500, por exemplo. Com o discador os nomes passaram a ser prefixos de duas letras que representavam a central telefônica. Por exemplo, "HOllywood".

telefonista01

Entretanto, esse sistema deu certo só por algum tempo e depois foi abandonado. Então, a partir de 1962 ele foi retirado mas as letras continuaram - agora com outra função. E qual seria ela? Fazer as pessoas memorizarem números mais facilmente!

Principalmente nos EUA, esse uso é muito frequente. Se te pedissem para memorizar o número 1-800 3278233 e o número 1-800FASTBED: qual seria mais fácil de lembrar? Se a resposta é a segunda opção, então o sistema também funciona com você.

new_york_futons

O que acontece é as letras da palavra FASTBED correspondem respectivamente ao número 3278233 do teclado do telefone. Ao substituir os números por letras, será mais fácil para o indivíduo lembrar e ele saberá do número apenas com a palavra. Genial, não?

Portanto, não tente mandar mensagens de texto através de seu telefone fixo só porque ele tem números e letras no teclado. Mas se quiser guardar na memória um número de modo diferente e eficaz, agora você já sabe como fazer!

Fonte: Jornal Ciência

 

 

Heverton Paulo
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+