Ciência e Tecnologia

Por que pessoas com sangue tipo O negativo são tão raras e especiais?

0

Você sabe seu tipo sanguíneo, caro leitor? Bom, o sangue é algo importantíssimo para o corpo humano. É por ele que funciona um “meio de transporte” do corpo. O sangue distribui oxigênio, vitaminas nutrientes, remédios e células de defesa onde é necessário. Caso seu tipo sanguíneo seja o O-, saiba que ele é considerado doador universal e o AB+ o receptor universal, que pode receber sangue de qualquer um.

Para vocês terem uma ideia, cada bolsa de sangue, com 400 ml, pode salvar até quatro vidas. Vítimas de acidentes, transplantados e pacientes com problemas de coagulação são exemplos de pessoas que são beneficiadas com a doação de sangue.

Mas afinal, por que o sangue O- é considerado raro e especial?

O que acontece é que o tipo de sangue O- é particularmente muito útil em situações de emergências, como nas que citamos anteriormente. Com a transfusão desse tipo de sangue, as pessoas recebem, digamos assim, uma chance de viver. Como esse tipo de sangue é universal, pode ser transfundido para qualquer pessoa que necessite. Esse tipo também é mais seguro quando o caso envolve recém nascidos, especialmente aqueles com sistema imunológico subdesenvolvido.

O curioso é que esse tipo de sangue é relativamente raro em comparação com os outros. Estima-se que ele está presente em 1 a cada 15 indivíduos. Isso significa que aproximadamente 6% da população tem sangue O-. No entanto, nem todos os grupos étnicos compartilham as mesmas proporções de tipos de sangue O-. Para vocês terem uma ideia, ele está presente em 8% dos caucasianos e 4% dos afro-americanos.

Mas e aí, você já sabia do quanto esse tipo de sangue é especial? Não esqueça de deixar um comentário!

Esse ensaio fotográfico prova que não existem barreiras para o amor

Artigo anterior

A que mitologia esse deus pertence? [Quiz]

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido