Quantas vezes você foi fazer sua limpeza diária dos ouvidos e acabou ficando um tempinho a mais, ali, usando o cotonete para coçar um pouquinho aqui, um pouquinho ali… Pois é, esse pequeno prazer pode causar muitos problemas.
E, por isso, a American Academy of Otolaryngology – Head and Neck Surgery Foundation (Academia Americana de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço) divulgou algumas orientações sobre as melhores formas de lidar com a cera de ouvido.
Precisamos lembrar que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem.
A cera que se acumula em nossos ouvidos, possui um papel importante para nosso organismo, além de proteger ela impede que entre poeira e sujeira em nossos ouvidos. Além disso, possui um papel antibactericida e de lubrificação. Ou seja, ela é muito importante para a limpeza do canal auditivo mas, mais que isso, nossos ouvidos se limpam sozinhos.
Sim, quando a cera seca é levada para fora da orelha, isso acontece por conta do movimento do maxilar – quando comemos, conversamos, etc. Bem, você deve estar se perguntando o que limpar os ouvidos com cotonete tem a ver com isso, afinal, não estaríamos ajudando nosso organismo a limpar os ouvidos?
Na verdade, não. Porque ao usar o cotonete, ao invés de retirar a cera estamos empurrando ela para dentro, fazendo com que ela fique presa em lugares que o ouvido não consegue limpar sozinho. E isso pode se tornar um problema grave.
A cera que fica presa está cheia de fungos, bactérias e vírus acumulados, isso pode fazer com que você sinta dores e pode causar infecções. Não apenas, empurrar a cera de ouvido pode bloquear seu canal auditivo, causando perda de audição; agora, se você empurrar com um pouquinho mais de força pode causar uma ruptura do tímpano, o que não será nem um pouco agradável.
A questão é, se você limpar demais pode causar sérios danos à sua saúde auditiva mas, se limpar de menos, também. Isso porque o acúmulo de cera também dificulta a audição, além de causar uma sensação de entupimento.
Atualmente, existe um registro de que 5% da população infantil tem problemas com acúmulo de cera, o mesmo acontece com 10% da população adulta, e não para por aí, pessoas mais velhas ou com atrasos de desenvolvimento possuem números muito mais elevados.
Algumas das orientações divulgadas pela American Academy of Otolaryngology – Head and Neck Surgery Foundation (AAO-HNSF) são:
1 – Não limpe muito seus ouvidos;
2 – Não coloque pequenos objetos, como cotonetes, em seus ouvidos. Eles podem empurrar a cera para dentro do canal, tornando a impactação pior e irritando o sistema;
3 – Ao sentir sintomas como dores de ouvido, perda de audição ou sensação de entupimento, vá ao médico, talvez esses sintomas não tenham a ver com a cera;
4 – Caso esteja com acúmulo de cera, pergunte a seu médico quais as melhores formas de tratar;
5 – “Soluções caseiras” como colocar uma vela acesa próximo ao seu ouvido na esperança que a cera do seu ouvido derreta não faz nenhum sentido, e você ainda pode acabar com parafina dentro de seu organismo.
Então pessoal, vocês tem o costume de limpar os ouvidos e ficar cutucando? Já passaram por alguma situação como as que citamos acima? Encontraram algum erro na matéria? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente! Lembrando que, procurar um especialista é sempre a melhor opção.