Esportes

Presidente da Federação Espanhola não renuncia e fala em “beijo consentido” e “falso feminismo”

0

Luis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, comunicou nesta sexta-feira (25) durante uma assembleia extraordinária da instituição que não tem a intenção de renunciar.

A pressão surgiu devido ao incidente do beijo involuntário à jogadora Jennifer Hermoso, campeã do mundo com a seleção espanhola.

Apesar das crescentes pressões de diversos setores para sua saída, Rubiales alegou ser vítima de um linchamento público e afirmou que o beijo na meio-campista, durante a cerimônia de premiação do Mundial, foi consensual.

Em sua fala, ele traz palavras duras, dizendo que o ‘oportunismo em relação ao feminismo’ é uma praga que está crescendo em seu país.

Ele também indica que isso está sendo um ‘assassinato da sua reputação’, declarou abertamente em coletiva. “Será mesmo necessário essa busca implacável por culpados? Não tenho intenção de renunciar, de maneira alguma”, confirma Rubiales.

Via Metrópoles

Beijo fraternal?

Além disso, ele falou novamente sobre o beijo que deu na jogadora contra a vontade dela. Sua defesa diz que foi um gesto afetuoso, em vez de um beijo propriamente dito.

O sentimento por trás desse gesto seria o mesmo que ele teria por uma de suas filhas, como justifica. Assim, garante que não teve nenhuma conotação de desejo ou domínio, ao contrário do que tem sido disseminado pelos veículos de imprensa.

Rubiales também ofende o presidente da LALIGA, que iniciou o processo de averiguação do caso. Além disso, diz que as ‘visões distorcidas de feminismo’ estão prejudicando ele. Em sua visão, o beijo foi espontâneo, mútuo e aceito.

Posteriormente, as declarações do presidente receberam aplausos dos treinadores das seleções feminina e masculina da Espanha, Jorge Vilda e Luis de la Fuente, respectivamente.

Jogadora se pronuncia

Na quinta-feira (25), Jennifer Hermoso, a jogadora que recebeu o beijo de Rubiales durante as comemorações da final da Copa do Mundo, emitiu um comunicado através do sindicato dos jogadores profissionais, condenando a atitude do dirigente.

“O sindicato está empenhado em assegurar que ações como essa não fiquem impunes e sejam punidas, adotando-se as medidas adequadas para proteger os jogadores de futebol contra comportamentos que consideramos inaceitáveis”, diz a carta.

Após a decisão de Rubiales de permanecer no cargo, o atacante Borja Iglesias anunciou que não representará mais a seleção “até que ocorram mudanças e esse tipo de comportamento não seja tolerado”, como diziam as palavras.

Falsa notícia

Via CNN

Os jornais esportivos da Espanha acordaram na sexta-feira com a notícia errônea de que Luis Rubiales estaria renunciando.

O líder não apenas confirmou sua permanência, mas também utilizou a ocasião para criticar Javier Tebas, presidente de LALIGA.

Junto, ele ofendeu a mídia esportiva espanhola de maneira geral, e figuras públicas que têm pressionado pela sua destituição.

Yolanda Díaz, vice-primeira-ministra do governo espanhol e ministra do Trabalho e Economia Social, declarou após o pronunciamento do dirigente que o governo deve intervir de alguma forma para remover Luis Rubiales da presidência.

“O que testemunhamos na assembleia da federação hoje é inadmissível. O governo precisa agir e implementar medidas urgentes: a impunidade para comportamentos machistas chegou ao fim. Rubiales não pode mais permanecer nessa posição”, enfatizou Díaz.

Fifa abre processo disciplinar contra Rubiales

A FIFA iniciou um procedimento disciplinar contra Luis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, devido ao incidente do beijo forçado na jogadora Jenni Hermoso durante a cerimônia de premiação da Copa do Mundo Feminina.

A entidade comunicou na quinta-feira que o Comitê Disciplinar tomou a medida após informar Rubiales sobre a abertura do processo.

Isso porque o comportamento do dirigente em relação à atleta espanhola é uma violação direta do artigo 13 (parágrafos 1 e 2) do Código Disciplinar da FIFA. Ele proíbe atos ofensivos e transgressão dos princípios do fair play.

A FIFA afirmou em um comunicado que “o Comitê Disciplinar da FIFA fornecerá mais informações sobre esses procedimentos disciplinares assim que tomarem uma decisão sobre o assunto”, diz em comunicado oficial.

 

Fonte: CNN

Imagens: CNN, Metrópoles

Esse é o maior cemitério espacial da Terra

Artigo anterior

O que são as vilas de mansões luxuosas abandonadas na China?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido