Em 1965, Frank Herbert publicou Duna. Contudo, o autor não fazia ideia de que aquele viria a ser o trabalho mais marcante de sua carreira. Só para ilustrar, Duna é considerado o livro de ficção científica mais vendido de todos os tempos. Aliás, além de seu êxito comercial, a narrativa segue sendo continuamente apontada como uma das mais renomadas obras já lançadas. Como resultado disso, era de se imaginar que a indústria audiovisual não tardaria a demonstrar interesse em uma adaptação. Pois bem, em 1984, David Lynch dirigiu um longa inspirado no romance de Herbert. Em seguida, dezesseis anos depois, o Syfy lançou uma minissérie baseada na aclamada narrativa. No entanto, em 2016 a Legendary Pictures adquiriu os direitos de Duna e, no ano seguinte, confirmou que Denis Villeneuve iria dirigir o projeto.

Pois bem, as filmagens principais ocorreram em março de 2019. Todavia, o diretor pretendia gravar cenas adicionais que acabaram sendo adiadas por conta do coronavírus. De qualquer forma, assim como Matt Reeves fez com The Batman, Villeneuve conseguiu entregar um incrível trailer mesmo diante da falta de parte do material. Logo abaixo você pode conferir uma prévia do incansável trabalho do cineasta.

Publicidade
continue a leitura

Assim como podemos ver acima, Timothée Chalamet encarnou o protagonista Paul Atreides. Em suma, a família Atreides aceita controlar o planeta-deserto Arrakis, produtor de um recurso valioso e disputado por diversas outras famílias nobres. Esse conflito acaba resultando na fuga de Paul para o deserto. Ali ele se junta a tribos nômades e, como em toda boa Jornada do Herói, eventualmente ele acaba liderando-as por conta de suas avançadas habilidades mentais.

Além de Chalamet, Duna conta com um renomado elenco. Dentre os interpretes podemos destacar estrelas como Zendaya, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac, Josh Brolin, Dave Bautista, Jason Momoa e Javier Barden. Também vale ressaltar que esse elenco e a história de Herbert estão em excelentes mãos, visto que Villeneuve conta com um incrível portfólio. Dentre os trabalhos mais ilustres do cineasta podemos citar A Chegada e Blade Runner 2049. Sendo assim, as expectativas não poderiam ser maiores.

As promessas por trás de Duna

Publicidade
continue a leitura

Como se não bastasse todo hype em torno do material de origem, do elenco e do diretor, a produção de Duna ainda tem vendido o longa como a próxima revolução na ficção científica. Só para ilustrar, o próprio Villeneuve garantiu ao FANDOM que pretende fazer desse filme o Star Wars que ele nunca viu. "A maioria das ideias centrais de Star Wars vem de Duna, então será um desafio enfrentar isso", disse o diretor. "A ambição é fazer o filme Star Wars que eu nunca vi. Algo como um Star Wars para adultos. Veremos", concluiu ele.

Além disso, Tom Brown, diretor de arte do remake, não poupou expectativas ao falar sobre o longa para o Film Critics. Segundo o mesmo, "a escala da produção é assustadora e ambiciosa, mas também é bastante pessoal. O filme nem saiu e as pessoas já estão comparando com O Senhor dos Anéis. Eu acredito fielmente que este será o novo O Senhor dos Anéis. Ambos ficarão guardados em um lugar especial na história do cinema". Por fim, Brown adicionou, "sinceramente, eu acho que esse filme não será superado por nenhum outro do gênero por um bom tempo".

Publicidade
continue a leitura

E então, o que você achou dessas garantias? Será que Duna conseguirá cumprir essas promessas? Quais suas expectativas para o filme? Compartilhe sua opinião com a agente.

Publicado em: 09/09/20 16h33