Ciência e Tecnologia

Quais são as cores desses pontos? Sua visão pode ser enganada facilmente com esse desafio

0

Problemas em identificar as cores e sons já surgiram outras vezes pela internet. Lembra do vestido azul e preto ou branco e dourado? Ou do recente ‘yanny ou laurel‘? Então, as variações pelas quais cada pessoa vê ou escuta uma coisa diferente da outra foram objeto de estudo de uma pesquisa realizada pela revista Science.

No experimento foi visto que nossa percepção com relação às cores e também à situações perigosas muda. Essa percepção afeta especialmente também nossa visão também.

A pesquisa feita por pesquisadores de Harvard e outras universidades consistiu em mostrar aos participantes 1000 bolas que iam de muito azul a muito roxo. Eles queriam que os participantes dividissem as bolas nas suas respectivas categorias. Nas primeiras 200 vezes os participantes dividiram os pontos quase que por igual.

Com o passar do teste os pesquisadores foram colocando cada vez menos bolas azuis. Ainda assim, os participantes continuaram com suas repostas anteriores. E ainda marcando como azul aquelas que antes eles tinham falado que eram roxas. Isso mesmo sabendo que as azuis tinham diminuindo.

Essa pesquisa não focou somente em cores. A mesma coisa foi feita com os participantes para que eles julgassem o rosto de pessoas. O intuito é que elas falassem se elas pareciam ou não ameaçadoras e se algumas dessas propostas eram éticas ou não.

Assim como com as bolas coloridas, mesmo reduzindo os rostos ameaçadores e as propostas não éticas, os participantes continuavam a ver o mesmo número. Os pesquisadores acreditam então que essa mudança de conceito induzida explica a visão das pessoas do ‘copo meio vazio’, ou seja a visão pessimista das pessoas. Mesmo com os problemas sendo diminuídos.

Se você quer saber mais sobre a pesquisa e entender mais o que acontece, dá uma olhada nesse vídeo da Science.

7 macetes para deixar suas fotos inesquecíveis no Instagram

Artigo anterior

Um avião que vai do Brasil aos Estados Unidos em cerca de quatro horas está perto de ser realidade

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido