Vocês tem ideia de qual foi a primeira civilização do mundo? A teoria mais aceita pelos cientistas é que os assentamentos da Civilização do Vale do Indo (no Afeganistão, Paquistão e Índia) foram formados em torno das margens de um rio chamado Ghaggar. Foi a partir das águas desse local que começou o desenvolvimento. Mas será que foi assim mesmo?

Um grupo de cientistas do Reino Unido, Índia e Dinamarca resolveram questionar essa afirmação. Isso porque quando as primeiras civilizações apareceram, o tal rio Ghaggar já havia secado. Segundo os mesmos cientistas, o rio secou por causa das mudanças climáticas ou tectônicas, e só agora foi confirmado que isso aconteceu antes das primeiras civilizações se formarem.

Publicidade
continue a leitura

Um estudo publicado ontem (28) na Nature Communications, os pesquisadores explicam como as águas do rio atravessaram o antigo canal do rio Sutlej, no Himalaia. Isso acabou mudando o curso das águas a cerca de 8 mil anos atrás. Esse estudo fez com que os cientistas chegassem a conclusão de que tês mil anos depois, quando a cultura Indu foi estabelecida na área, existia apenas um vale de um rio que tinha desaparecido recentemente.

Como foi criada  a primeira civilização mundial?

Publicidade
continue a leitura

Tal descoberta tem ideias que podem explicar o desenvolvimento do processo de urbanização em culturas mais antigas. Isso porque mostra como os centros urbanos antigos não precisavam necessariamente de um sistema de rio ativo para se desenvolver.

Para o professor Sanjeev Gupta, do Imperial College de Londres e principal autor do trabalho, "as descobertas são um desafio para a nossa compreensão atual de como a urbanização começou e cresceu em relação aos recursos naturais em muitas civilizações antigas. Ao contrário da crença atual, foi a partida de um grande rio, em vez de sua chegada. E isso que desencadeou o crescimento dos centros indo-urbanos."

Publicidade
continue a leitura

Ao que tudo indica, a civilização do Vale do Indu foi uma sociedade da Idade do Bronze. Ela se desenvolveu principalmente no sul da Ásia, entre 5.300 e 3.300 a.C. Outro estudo feito em 2016 mostrou que a civilização poderia ter surgido ainda mais cedo do que se acreditava e que tem pelo menos 8 mil anos de idade, o que a torna a mais antiga do planeta. É claro que não existe uma certeza absoluta sobre isso, mas podemos aguardar novos estudos para confirmarem.

Mas e vocês, já sabiam qual era a primeira civilização do mundo? Comentem!

Publicado em: 30/11/17 10h32