Curiosidades

Qual foi a marca que Deus colocou em Caim?

0

Para quem não conhece, Caim foi o primeiro filho de Adão e Eva. Ele teria sido também o primeiro homem a nascer de uma união, já que Adão e Eva foram criações do próprio Deus. Sua história é contada através do Livro de Gênesis e representa a perversidade do homem após a queda. De forma simplificada havia uma disputa entre Caim e seu irmão Abel. Ambos fizeram uma oferenda para Deus porém apenas a de Abel foi aceita. E isso fez com que Caim se enfurecesse e se virasse contra o irmão.

A raiva que tomou conta de Caim fez com que ele desejasse a morte de Abel. Ele atraiu o seu irmão até o campo e então o matou. Isso fez com que ele fugisse para a terra de Node, que significa “errante”. Depois do ocorrido Deus teria colocado sobre Caim uma marca. Ela foi responsável por diversas especulações e existem muitas histórias sobre o que seria o sinal deixado por ele. Apesar de sua forma não ser descrita a natureza de seu motivo é dissipada entre as pessoas.

A marca de Caim

Depois de ter cometido o grande pecado de matar o seu irmão, Abel, Caim recebeu a marca de Deus. O fato de sua aparência não ser descrita fez com que muitas teorias surgissem a seu respeito. Alguns chegaram a acreditar que o sinal deixado sobre ele foi a pele escura. Essa marca teria passado entre as suas gerações e foi um dos motivos que incentivou os maus trados aplicados sobre elas, já que seriam pessoas amaldiçoadas. Apesar disso essa ideia não é apresentada por nenhum texto bíblico e não condiz com a intenção real. Em nenhum momento o sinal é tratado como uma diferença em sua cor de pele e nem que seria passado para seus filhos.

A verdadeira ideia passada através dos textos bíblicos é que, mesmo depois de cometer tal pecado, Deus ainda tinha esperança no homem. O sinal seria um símbolo de proteção deixado em seu corpo para fazer com que ele pudesse viver o resto de sua vida longe do pecado e que nenhum outro homem se vingasse pela morte de Abel. Uma passagem do antigo testamento pode ser usada para sustentar esse ponto e essa é ela; “O senhor, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse” (Gênesis 4:15-16)

O sinal, independente de sua aparência, representa um ato de piedade aplicado por Deus. Uma chance para que Caim se redimisse de seus pecados e vivesse. Além de impedir que se proferissem atos de vingança. O fato foi cercado de superstições inconsistências, como a de sua cor. Porém, para aqueles que se dispõem a observar os textos do Gênesis é fácil perceber seu real significado. O que acharam desse fato? Já sabiam a verdade sobre a marca de Caim?

8 histórias de origem bizarras que você não vai acreditar que são reais

Artigo anterior

7 exercícios estranhos que vão te fazer mais inteligente

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido