Tudo bem que essa matéria pode parecer ainda mais preocupante, visto os surtos de dengue e Zika que viemos enfrentando. Mas o objetivo que temos aqui hoje, é falar sobre picadas de mosquitos em geral e a resistência que o nosso corpo pode ter contra elas, então não vamos nos focar nos surtos e epidemias que esses bichinhos então causando.

Pois bem, quando o assunto é mosquitos, todos nós vamos entrar em acordo e concordar que esses “lindinhos” não são nada agradáveis. Eles existem em diversos tamanhos, apetites e disposições, mas não importa quais sejam as suas características, eles vão sempre incomodar.

Para chegarmos na resposta que procuramos, no entanto, nós iremos usar uma espécie de mosquito em especifico, o mosquito tigre asiático que é bastante comum na América do Norte. Dessa forma poderemos analisar o potencial de sua picada e assim, chegar a um resultado mais especifico.

destacadamosquito

Publicidade
continue a leitura

Então vamos lá, as fêmeas dessa espécie, que são a únicas que se alimentam com sague, visto que os machos se alimentam apenas com néctar, conseguem ingerir por refeição cerca de cinco microlitros de sangue ou o equivalente a um grão de mostarda seca.

Já no seu corpinho, é possível se encontrar aproximadamente 5,5 litros sangue ou 5,5 milhões de microlitros. Fazendo as devidas transformações, é fácil chegar ao resultado, que nos revela que seria necessário nada mais e nada menos, do que 1,2 milhões de mosquitos tigres asiáticos para drenar por completo o sangue do seu corpo.

Mas não se preocupe, você jamais passaria por isso, primeiramente porque existe uma condição chamada ‘Choque Hipovolêmico”, que nada mais é do que a falência dos órgãos por falta de circulação de sangue, nessas condições, o seu coração por exemplo pode parar de funcionar, caso você perca o equivalente a 20% do sangue que existe em seu corpo.

Publicidade
continue a leitura

Por esse mesmo motivo, você sem dúvida alguma, morreria muito antes de ser completamente drenado por esses bichinhos. Outra coisa que vale ressaltar é que não possuímos nem mesmo pele o suficiente para sermos picados por 1,1 milhão de mosquitos ao mesmo tempo.

02

Visto que um ser humano médio, possuí cerca de 1,75 metros quadrados de pele, ou seja, o suficiente para 6.300 mosquitos te picarem. Então a não ser que eles respeitassem uma fila por ordem de chegada, você jamais poderia ser severamente tacado por essa quantidade absurda de mosquitos.

Publicidade
continue a leitura

Mas para finalizar a nossa matéria, e ainda criar um certo desespero geral na nação, vale a pena ressaltar que a mosca negra por exemplo, consome a mesma quantidade de sangue que os mosquitos tigres asiáticos, mas diferentemente dessa espécie, eles podem facilmente ser encontrado aos milhões por metros quadrados, próximos as margens de grandes rios.

E então queridos leitores Ultra Curiosos, podiam imaginar qual era a quantidade de mosquitos necessária para sugar todo o sangue do seu corpo? Se surpreendeu com a resposta? Comenta pra gente aqui em baixo.

Publicado em: 29/02/16 20h20