icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Quanto custa para um astronauta ir à Lua?

POR Erik Ely EM Ciência e Tecnologia 08/10/20 às 11h25

capa do post Quanto custa para um astronauta ir à Lua?

Recentemente, a NASA publicou novas informações sobre programa Artemis. Dessa forma, esse será o programa que levará os astronautas à Luca em 2024. Com isso, descobrimos um pouco mais do orçamento do projeto e também, de quanto custa para um astronauta ir à Lua.

Inicialmente, o orçamento para a realização da fase 1, que será a missão na Lua, é de US$ 28 bilhões. Ou seja, isso é quanto custa para um astronauta ir à Lua. Nesse caso, esse orçamento tem um prazo estipulado de quase cinco anos, que é o total da missão. Mas, primeiro, será necessário que o congresso aprove US$ 3,2 bilhões até o final do ano. Após isso, o projeto poderá iniciar seu desenvolvimento.

Teremos astronautas pisando em solo lunar até 2024

De acordo com Jim Bridenstine, administrador da NASA, uma vez que tiverem o apoio do congresso, a missão de retorno à Lua será completamente possível. Desse modo, a agência espacial já conta com novos planos de exploração para a missão. "É um cronograma agressivo", afirma Bridenstine. "É possível? Sim. Tudo tem que dar certo? Sim", continua. "Vamos voltar para a Lua em busca de descobertas científicas, benefícios econômicos e inspiração para uma nova geração de exploradores", completa Bridenstine. Depois disso, quando uma presença sustentável for construída na Lua, o projeto continuará para a humanidade dar os primeiros passos em Marte, o Planeta Vermelho.

Segundo um documento publicado pela própria NASA, o programa Artemis irá contar com: o foguete SLS, a cápsula Orion e a estação espacial Gateway. Esse último será um espaço em que os astronautas poderão passar períodos curtos na órbita da Lua. Nessas condições e com esses equipamentos, para Bridestine, a agência espacial possui todas as condições para levar astronautas outra vez à Lua. Outras agências, como a Rocosmos (Rússia) a Jaxa (Japão), e a CSA (Canadá), também já concordaram em participar do projeto.

Se, de fato, tudo dê certo, será a primeira vez que um humano caminhará pelo satélite desde 1972. Isso aconteceu na última missão tripulada do projeto Apollo, que levou Neil Armstrong e Buzz Aldrin. No entanto, dessa vez, também teremos, pela primeira vez, uma mulher pisando na Lua.

Apenas quatro anos para voltarmos à Lua é mais que desafiador

Dentro do cronograma do projeto, a primeira missão, a Artemis I, será realizada em 2021. Dessa forma, ela não contará com astronautas. Depois disso, em 2023, teremos uma missão tripulada com a Artemis II. No entanto, essa missão não contará com alunissagem. Ou seja, com pouso lunar. Nesse sentido, ela apenas será orbital. Com isso, caso tudo dê certo nas primeiras missões, em 2024 teremos a tão esperada Artemis III. Aqui, finalmente teremos um pouso no polo sul lunar.

Entretanto, vale lembrar que esse não é fim do projeto. Assim, possivelmente, os astronautas somente construirão a estação Gateway posteriormente. E ainda, somente utilizarão a estação em missões que virão após à Artemis IV. Em 1969, Neil Armstrong deu "um pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a humanidade". Hoje, 50 anos depois, mesmo com mais recursos e com uma tecnologia mais avançada, nos encontramos na mesma posição.


Próxima Matéria
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest