• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Quanto tempo algumas drogas ficam no seu corpo?

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      25/09/18 às 17h53

O exame toxicológico é um exame que tem como objetivo saber se a pessoa esteve ou não exposta a algum tipo de substância tóxica ou droga nos últimos tempos. Só para vocês terem uma ideia, desde 2016, esse exame se tornou obrigatório para emissão ou mesmo para a renovação da carteira de motoristas das categorias C, D, e E.

É claro que nem todas as substâncias deixam sua "marca" no corpo de uma pessoa. Porém, as drogas mais populares que são cheiradas, fumadas ou ingeridas deixam a marca no nosso corpo assim no exato momento em que são consumidas. Nesse processo as drogas deixam suas marcas no nosso sangue, cabelo e também na urina. Quanto tempo elas ficam no nosso corpo? É isso que vamos responder para vocês nessa matéria.

O tempo que cada droga permanece no corpo humano

Antes de mais nada vamos explicar o que é metabólico. Esse é o termo utilizado em farmacologia e bioquímica, em especial na farmacocinética, para um produto do metabolismo de uma determinada molécula ou substância. Os exames toxicológicos procuram exatamente esses metabólicos, já que são um indício de que alguém usou drogas.

Os exames feitos com base no cabelo da pessoa são bastante precisos. O teste de sangue e urina são quase incapazes de detectar a maioria das drogas desde que a pessoa não tenha usado na última semana. A heroína, por exemplo, geralmente só pode ser detectada na urina depois de três a cinco dias do consumo.

O gráfico abaixo, por exemplo, mostra que os vestígios do consumo de LSD, morfina, heroína, anfetaminas e álcool permanecem no sangue por apenas 12 horas ou menos.

Já na urina, detectar essas drogas fica um pouco mais fácil. São cerca de três a seis dias para detectar o LSD, ecstasy e morfina. Já a maconha é preciso de 30 dias.

Como citamos, os exames toxicológicos com base no cabelo são bem mais precisos. Os números indicados mostram quantos dias cada droga permanece no seu cabelo. Como podemos ver, o LSD permanente até 3 dias no cabelo da pessoa. Já o álcool, anfetaminas, barbitúricos, cocaína, cannabis, heroína, MDMA (ectasy), metanfetaminas e morfina ficam no nosso corpo até 90 dias.

E você, sabia quanto tempo cada droga fica no corpo de uma pessoa? Comente!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+