• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Quanto tempo você levaria para atravessar o Brasil correndo?

POR Arthur Porto    EM Curiosidades      16/08/19 às 19h51

Pensando em desvincular-se da sociedade por um tempo? Quer saber uma maneira emocionante de desafiar a si mesmo? Quer vivenciar uma experiência emocionante? A gente tem a receita certa. Que tal atravessar um país caminhando? Tem gente que já tentou, tanto aqui no Brasil, como fora também.

Para atravessar da Costa Leste à Costa Oeste dos Estados Unidos, por exemplo, basta percorrer um trecho de aproximadamente 2.800 milhas (cerca de 4.506 km). No entanto, é preciso ter em mente que para realizar a caminhada é preciso fazer certos desvios. Além de diversos outros fatores, tais "atalhos" ajudam o caminhante a evitar obstáculos intransponíveis, por exemplo.

Uma maneira de realizar o trajeto é pela American Discovery Trail, um sistema de trilhas e estradas recreativas, que formam coletivamente uma trilha de caminhada e ciclismo. É por isso que o caminho é mais longo. A trilha vai de costa à costa em toda a faixa intermediária, dos Estados Unidos, sem obstáculos. Para realizar a travessia, os caminhantes necessitam percorrer 6,800 milhas (cerca de 10.944 km).

Certo, mas quanto tempo dura a aventura? Bom, para aqueles que querem viver um ano sabático, o trajeto poderia ser feito em menos de um ano. Fazendo um cálculo médio, é possível concluir a viagem em 320 ou até 340 dias. Em suma, o resultado depende mesmo é do ritmo. Aqueles que se aventurarem em terminar a viagem em menos de um ano, deverão caminhar por cerca de 15 milhas (cerca de 24 km) todos os dia.

Brasil

E se, no lugar de percorrer os Estados Unidos, decidirmos atravessar o Brasil? A distância é mais, é possível fazer o mesmo cálculo. Para se ter uma ideia, tem gente que já teve, ao menos, coragem de tentar. O fotógrafo mineiro, José de Castro, por exemplo, em 2014, decidiu atravessar o Brasil de Norte a Sul.

Além disso, o fotógrafo, além de realizar o trajeto caminhando, ia também empurrar uma cadeira de rodas, uma maneira de pedir mais atenção à acessibilidade. Para se ter ideia da amplitude de nosso Brasil, José teria que percorrer 10.700 km. Ao todo, o fotógrafo iria passar por 20 estados, entre o Monte Caburaí, em RR, e o Chuí, no RS. Ambos os municípios estão localizados nos extremos do Brasil. A viagem também deve durar cerca de um ano.

Como? Bom, aqueles que tiverem a mesma coragem que o José teve para concluir a travessia em 365 dias, é necessário caminhar cerca de 25 km por dia. Além disso, diferente dos Estados Unidos, aqui, a história é outra. É preciso se programar. É necessário descansar, saber onde dormir, cuidar da alimentação, enfim, diversos fatores.

O roteiro do José, por exemplo, incluía passar por capitais como Manaus, Belém, Salvador, Natal, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. Em contrapartida, parte do trajeto parece ser bem difícil.Em algumas partes do Brasil, José iria ter que percorrer mais de 100 km de estradas de terra.

Conhecido também como Zé do Pedal, o fotógrafo tem longa experiência em aventuras mundo afora. Experiência, ali, tem de sobra. Desde a década de 1980, José já fez mais coisas que eu e você juntos. O fotógrafo já deu a volta ao mundo de bicicleta, atravessou o Japão em um velocípede e a América Latina de moto, navegou o Rio São Francisco de pedalinho e foi da França à África do Sul, em um kart a pedal.

Próxima Matéria
Via   G1     Grunge  
Imagens Grunge G1
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+