Curiosidades

Quanto tempo vocĂȘ levaria para morrer se vampiros existissem?

0

Não é novidade que os vampiros fazem parte do imaginårio popular. Desde que o mundo é mundo, essas criaturas são conhecidas. Afinal, nos foram apresentadas por meio de lendas de diferentes civilizaçÔes, ao longo da História.

Hoje, esse seres seguem ilustrando inĂșmeras produçÔes literĂĄrias e cinematogrĂĄficas. Em sĂ­ntese, a contribuição cultural que os vampiros proporcionaram Ă© indiscutĂ­vel. Tanto que podemos encontrar diversas referĂȘncias lendĂĄrias, que vĂŁo desde DrĂĄcula atĂ© Edward Cullen.

Sabemos que os vampiros nĂŁo existem. Mas e se existissem? Por quanto tempo, vocĂȘ conseguiria se manter vivo?

Precioso tempo

À primeira vista, a pergunta parece meio boba, nĂŁo Ă©? Para muitos, sim, mas nĂŁo para as ciĂȘncias biolĂłgicas e matemĂĄticas. Sabe por quĂȘ? Basicamente, hĂĄ uma pĂĄgina que transforma a pergunta em realidade. Nesse Ă­nterim, com base em estatĂ­sticas e dados concretos, Ă© possĂ­vel descobrir por quanto tempo a humanidade conseguiria sobreviver, diante de um apocalipse cheio de vampiros.

Entretanto, para descobrir tal resposta, é preciso seguir alguns passos. Ao acessar a pågina, intitulada como Calculadora do Apocalipse de Vampiros, é preciso, antes de tudo, criar um hipotético cenårio.

Por isso, Ă© preciso selecionar alguns pontos, como, por exemplo, paĂ­s ou regiĂŁo, nĂșmero de habitantes, taxa de natalidade e, claro, se vocĂȘ serĂĄ ou nĂŁo transformado em vampiro. AlĂ©m disso, o usuĂĄrio do serviço deve tambĂ©m decidir se haverĂĄ, ou nĂŁo, “caçadores de vampiros”. Afinal, a presença deles poderia aumentar a estimativa de vida da população.

Entre inĂșmeras outras variĂĄveis, a maneira como os vampiros agem tambĂ©m pode ser considerada. Para isso, Ă© necessĂĄrio determinar a ‘sagacidade’ dos vampiros. Em suma, o processo Ă© bastante divertido.

Realidade

Eliminando a calculadora, um estudo, realizado em 2007, pelos matemĂĄticos Costas Efthimiou e Sohang Gandhi deixou claro como seria a realidade, caso esses seres existissem. A tese, intitulada Cinema de ficção vs. FĂ­sica real: fantasmas, vampiros e zumbis, estabelece um modelo no qual os vampiros coexistem com os humanos. De acordo com o estudo, a humanidade sobreviveria por apenas trĂȘs anos.

AlĂ©m disso, nĂŁo hĂĄ apenas este estudo que acabamos de citar. Os matemĂĄticos Wadim Strielkowski, Evgeny Lisin e Emily Welkins, no artigo Modelos matemĂĄticos de interação entre espĂ©cies: coexistĂȘncia pacĂ­fica entre vampiros e humanos, mostram que, com a presença desses seres, uma epidemia eliminaria a população rapidamente. Em suma, os seres humanos desapareceram em apenas 165 dias.

De todas as formas, esses profissionais endossam que, conviver com esses seres, nĂŁo seria tĂŁo fantĂĄstico como o CrepĂșsculo nos fez imaginar.

Bebendo sangue

Levando todo esse assunto para outro viés, eis que surge uma nova pergunta: se vampiros existissem, quanto tempo um desses seres levaria para sugar o sangue de um ser humano?

A questĂŁo acima tambĂ©m despertou o interesse da CiĂȘncia. Estudantes do Departamento de FĂ­sica e Astronomia da Universidade de Leicester, no Reino Unido, se inspiraram nos 85 anos de DrĂĄcula, estrelado nos cinemas por Bela Lugosi, para nos fornecer uma resposta.

Segundo o estudo, se fosse um adulto mĂ©dio, um vampiro nĂŁo levaria mais de 6,4 minutos para drenar 15% de todo o sangue da artĂ©ria carĂłtida externa do pescoço da vĂ­tima. Em sĂ­ntese, essa porcentagem representa a quantidade de sangue, que o vampiro poderia sugar sem que a frequĂȘncia cardĂ­aca fosse alterada.

ArqueĂłlogos descobrem tĂșnel secreto dos Cavaleiros TemplĂĄrios em Israel

Artigo anterior

Como Ă© a vida da mulher que hospeda vermes parasitas em seu olho?

PrĂłximo artigo

ComentĂĄrios

ComentĂĄrios nĂŁo permitido