Curiosidades

Quem é o dono da Polishop?

0

João Appolinário é fundador e CEO da Polishop, empresa varejista que tem faturamento anual maior do que R$ 1 bilhão. Além disso, foi o responsável pela criação dos valores da empresa através de uma estratégia de “marketing multinível” e “multicanal”. A sua gestão à frente do desenvolvimento da empreitada colocou-o entre os empresários de maior renome do país. Entretanto, a história de João Appolinário começa com ele sendo sócio da concessionária familiar de automóveis. A grande virada em sua carreira se dá após um período fora do país, apreendendo mais estratégias eficazes. Em sua volta, o dono da Polishop enfoca na venda de um produto voltado ao emagrecimento e, a partir disso, tudo começa.

Mesmo desaconselhado por especialistas, que diziam que o produto era caro para o país, Appolinário investiu massivamente na ideia. Uma de suas grandes estratégias estava evidentemente relacionada com o seu meio de abordar os produtos (televisão e telefone).

No período de início, ele contou com o apoio financeiro do ex-piloto Emerson Fittipaldi, que também virou o “rosto do produto”. Três anos após o lançamento, 600 mil kits de emagrecimento já haviam sido vendidos. O sucesso da Polishop, acima de tudo, se deve à estratégia de criar o desejo em vez da necessidade.

Contra a maré

Logo que saiu do empreendimento familiar, João Appolinário passou a operar com vendas. Depois de ter ido em Miami, no ano de 1995, ele decidira vender um produto… emagrecedor. Adquiriu, com os seus 35 anos, alguns kits de “7 Days Diet” e apresentou as propostas aos especialistas, como consultores de marketing e de vendas diretas. No entanto, ninguém compartilhou de seu entusiasmo.

Para falar a verdade, todos fizeram questão de alegar que a forma escolhida para vender seu produto não seria benéfica e lucrativa. Além de caro (o produto custava R$ 230), a dieta era difícil de ser enviada pelos correios, pois sua embalagem era grande demais para um pacote.

Os especialistas também tentaram dissuadi-lo quanto ao método de venda. João Appolinário acreditava que seria possível vender seu produto por meio da televisão e do telefone, mas os consultores foram contra a ideia. Mesmo assim, o empresário argumentou que era preciso tempo para explicar os benefícios da compra por meio dos comerciais. De qualquer maneira, ultrapassando as críticas dos especialistas, ele pôs seu plano em prática.

Arranjou um sócio famoso, o ex-piloto Emerson Fittipaldi, que acabou sendo também o garoto propaganda do produto. Gastaram 500 mil dólares para iniciar as vendas do “7 Days Diet”. Para não utilizar os correios, contrataram uma transportadora especialista no serviço de transporte.

Appolinário percebeu que ele tinha em suas mãos um canal poderoso de vendas quando finalmente vieram os resultados. Em três anos, Emerson Fittipaldi e João Appolinário venderam 600 mil kits, com uma receita de R$ 138 milhões.

Ampliação dos negócios: Polishop

No período de sucesso imediato, Appolinário decidiu fazer novos investimentos. Em 1999, ele decidira inaugurar a Polishop. A empresa se tornou referência no quesito infocomerciais, principalmente por ter sido pioneira na questão do marketing via televisão no país. Após um ano no mercado, a Polishop já contava com 100 produtos em seu portfólio.

Além disso, também no ano 2000, a companhia começou a vender os itens por meio da sua loja virtual, em uma época em que a conexão no Brasil era discada. Essa aposta visionária do dono da Polishop no mundo online foi muito assertiva, já que anos mais tarde a internet se tornaria uma verdadeira febre entre os brasileiros.

Sob a gestão de Appolinário, a Polishop alcançou um faturamento anual de mais de R$ 1 bilhão. Ademais, aproximadamente 150 produtos são lançados anualmente. “Consigo fazer uma marca totalmente desconhecida se tornar conhecida”, disse o empresário para a Istoé Dinheiro.

Um simples hábito poderia evitar 1 a cada 7 mortes por doenças cardiovasculares

Artigo anterior

Inteligência artificial recriou imagens bem próximas de pessoas ouvindo apenas suas vozes

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido