icone menu logo logo-fatos-historicos.png


Quem foi o melhor líder de todos os tempos?

POR Erik Ely EM História 26/08/20 às 21h34

capa do post Quem foi o melhor líder de todos os tempos?

Se você pudesse escolher apenas um, quem seria o melhor líder de todos os tempos? Para realizar tal escolha, seria necessário considerar fatores importantes que vão desde o período histórico até a condição da nação. Dessa forma, podemos perceber que muitos líderes se destacariam por detalhes singelos, mas fundamentais.

Em um primeiro momento, muitos podem pensar em Elizabeth Bowes-Lyon, a mãe da atual rainha da Inglaterra. Nesse caso, Elizabeth foi tão corajosa que Adolf Hitler a descreveu como "a mulher mais perigosa da Europa" durante o período da Segunda Guerra Mundial. No entanto, mesmo uma enorme inspiração para seus súditos, ela ainda não é a maior líder da história. Afinal, de quem estamos falando então?

Impacto positivo na humanidade, realizações e legado

De fato, essa é uma questão impossível de ser respondida. Isso porque, os fatores avaliados divergem e, no final das contas, temos opiniões sobre quem seria o melhor líder de todos os tempos. De toda forma, esse é um exercício válido e bastante divertido. Pensando nisso, a revista BBC HistoryExtra decidiu enfrentar esse desafio no início do ano. Para isso, a revista pediu a 20 historiadores que escolhessem o maior líder da história. Dito isso, essa pessoa precisaria ser alguém que causou um impacto positivo na humanidade, além de também ter explorado suas realizações e de ter deixado um legado significativo.

Nesta lista, não estavam a rainha-mãe da Inglaterra ou líderes latinos, como Simón Bolívarm, que lutou pela independência da América do Sul. Dessa forma, a lista contou com os seguintes líderes. Em 5º lugar, com 4% dos votos, tivemos a Rainha Elizabeth 1ª da Inglaterra. Para os historiadores, Elizabeth "restaurou a paz e construiu o poder nacional após o tumulto" do século XVI. Em seguida, temos dois líderes dos Estados Unidos em 4º e 3º lugar, são eles: Abraham Lincoln, lembrado por "defender os trabalhadores e a emancipação dos escravos" e Winston Churchill, porque "se recusou a aceitar a capitulação a Hitler", respectivamente.

Qual o impacto do maior líder de todos os tempos na história?

Em segundo lugar, com 25% dos votos, temos Amílcar Cabral, da Guiné-Bissau. Enquanto líder, ele libertou o país da ocupação portuguesa e inspirou muitos outros países africanos que, até então, eram colonizados. Desse modo, como um dos principais mérito de seu legado, temos a luta pela independência no continente africano.

Por fim, em primeiro lugar, com mais de 38% dos votos, temos o marajá Ranjit Singh, líder do Império Sikh no início do século XIX. De acordo com Matthew Lockwood, um dos historiadores envolvidos no projeto, Ranjit "forjou um império moderno de tolerância". Ainda segundo o pesquisador, ele "foi mais do que apenas um conquistador", continua. "Embora o subcontinente indiano fosse dividido por competição entre impérios, conflitos religiosos e guerras de conquista, Singh foi um unificador — uma força de estabilidade, prosperidade e tolerância. Seu reinado marcou uma época de ouro para o Punjab e o noroeste da Índia", completa.

Para Lockwood, Singh "fez tudo que pôde para garantir a liberdade religiosa em suas terras". Assim, "embora fosse certamente um imperialista, Ranjit Singh representou um modelo diferente, mais esclarecido e inclusivo de construção do Estado e um caminho muito necessário para a unidade e a tolerância", afirma.


Próxima Matéria
Via   BBC Brasil  
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest