Ciência e TecnologiaCuriosidades

A radiação do 5G faz mal à saúde?

0

A quinta geração da tecnologia celular, 5G, é o próximo grande salto evolutivo para os dispositivos sem fio. Essa velocidade inclui tanto a taxa que os usuários móveis podem fazer o download quanto o atraso entre o envio e o recebimento de informações. O 5G tem como objetivo fornecer taxas de dados de 10 a 100 vezes mais rápidas que as atuais redes 4G. Os usuários devem esperar velocidades de download da ordem de gigabits por segundo (Gb/s), muito maiores do que as velocidades de 4G de dezenas de megabits por segundo (Mb/s). “Isso é significativo porque permitirá novas aplicações que simplesmente não são possíveis hoje”, disse Harish Krishnaswamy. Ele é professor associado de engenharia elétrica da Universidade de Columbia, em Nova York. No entanto, no meio disso tudo, uma pergunta começou a preocupar inúmeras pessoas: a radiação do 5G faz mal à saúde?

Embora o 5G possa melhorar nosso dia a dia, alguns consumidores manifestaram preocupação com possíveis riscos à saúde. Muitas dessas preocupações são sobre a radiação de ondas milimétricas de maior energia.

“Há muitas vezes confusão entre radiação ionizante e não-ionizante, porque o termo radiação é usado para ambos”, disse o professor de bioengenharia Kenneth Foster. “Toda a luz é radiação porque é simplesmente energia se movendo através do espaço. É uma radiação ionizante que é perigosa porque pode romper laços químicos“.

Entendendo a problemática

Sabe por que usamos protetor solar? Sim, por causa da radiação ionizante. A luz ultravioleta de curto comprimento tem energia suficiente para derrubar elétrons de seus átomos. Isso danifica as células da pele e o DNA. Essas ondas milimétricas, por outro lado, não são ionizantes. Os seus comprimentos de onda e energia são insuficientes para danificar diretamente as células.

“O único risco estabelecido de radiação não ionizante é o excesso de aquecimento”, disse Foster. Ele estudou os efeitos das ondas de rádio sobre a saúde por quase 50 anos. “Em altos níveis de exposição, a energia de radiofrequência pode realmente ser perigosa, produzindo queimaduras ou outros danos térmicos”.

Entretanto, essas exposições normalmente são incorridas apenas em ambientes ocupacionais perto de transmissores de radiofrequência de alta potência. Ou, às vezes, em procedimentos médicos que deram errado”.

A radiação do 5G faz mal à saúde? Muitas das preocupações quanto ao malefícios do 5G refletem preocupações sobre as gerações anteriores de tecnologia celular. Os céticos acreditam que a exposição à radiação não ionizante ainda pode ser responsável por uma série de doenças. Ao longo dos anos, houve milhares de estudos investigando essas inquietações.

Em 2018, o Programa Nacional de Toxicologia lançou um estudo de uma década. Os responsáveis encontraram algumas evidências de um aumento nos tumores de glândulas supra-renais e cerebrais em ratos machos. Esses animais estavam expostos à radiação emitida por celulares 2G e 3G.

Contudo, o mesmo não em ratos ou camundongos. Os animais foram expostos em níveis de radiação quatro vezes maiores que o nível máximo permitido para exposição humana.

Quais conclusões podemos tirar?

A radiação do 5G faz mal à saúde? Muitos opositores ao uso da tecnologia selecionam estudos que apoiam seus argumentos. Contudo, esquecem de entender os métodos experimentais embasados ou a própria inconsistência dos resultados.

Foster, de qualquer maneira, concorda que precisamos de mais estudos sobre os potenciais efeitos de saúde das redes 5G. “Todo mundo que conheço, inclusive eu, está recomendando mais pesquisas sobre o 5G. Não há muitos estudos de toxicologia com essa tecnologia”, disse Foster.

Porém, muitos acreditam que os benefícios superam os obstáculos pragmáticos. “Acho que o 5G terá um impacto transformador em nossas vidas e possibilitará coisas fundamentalmente novas”, disse Krishnaswamy.

“O que esses tipos de aplicativos serão e qual é esse impacto, não podemos dizer com certeza agora. Pode ser algo que nos surpreenda e realmente mude algo para a sociedade. Se a história nos ensinou alguma coisa, então 5G pode ser outro exemplo do que o wireless fará por nós”.

Como Jane Foster se transformou em Thor nos quadrinhos

Artigo anterior

Esses são os melhores empregos disponíveis na Disney (segundo os próprios funcionários)

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido