Ciência e Tecnologia

Raios-X de escritura bíblica antiga revela textos científicos que foram apagados

0

As novas tecnologias, aliadas a ávida curiosidade dos cientistas, tem permitido descobertas fantásticas sobre a história da humanidade. Especialistas técnicos e cientistas do Stanford Synchrotron Radiation Lightsource (SSRL) da Califórnia, usaram raios X de alta potência para estudar uma antiga escritura conhecida como Palimpsesto.

Na superfície do manuscrito do século 11, que continham salmos bíblicos semanais, foi encontrado um texto médico que havia sido apagado para dar espaço aos novos inscritos. Em um momento onde papéis e utensílios para registros eram difíceis de se conseguir, era comum que se raspasse a tintura do texto original e o substituísse por outro. Uma espécie de reciclagem.

A experiência

A técnica utilizada para a análise é conhecida como imagem de fluorescência de raios-X. E existe há mais de uma década. Porém, o grande triunfo dos pesquisadores neste projeto foi a capacidade de converter as imagens capturadas em imagens de alta resolução. Como as tintas usadas para escrever no manuscrito possuem diferentes composições, elas responderam de maneira diferente aos raios dirigidos a elas. Essas diferenças permitiram que os cientistas pudessem distinguir as inscrições sobre o papel.

Este feixe muito fino cria uma imagem bidimensional que contém nos sinais fluorescentes os elementos do que está em cada página. Dessa forma, mesmo que a tinta seja apagada, ainda há alguns traços do metal na tinta que podemos trazer”, disse Bergmann. Os cientistas acreditam que o texto apagado, na verdade, seria a cópia mais antiga de um texto médico escrito por Galen de Pergamon.

O médico e filósofo, teria sido o primeiro a investigar o corpo humano através da dissecação. Pergamon foi o responsável pela descoberta de que as artérias carregam o sangue e de que a urina é produzida pelos rins. O médico desenvolveu muitas teorias que dominaram por muitos anos a medicina europeia.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários abaixo a sua opinião e não se esqueçam de compartilhar com os amigos.

Uma menina encontrou 30 mil negativos em sua casa e ficou impressionada quando revelou as fotos

Artigo anterior

Comprar roupa e usá-la antes de lavar pode trazer alguns problemas sérios

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido