Grand Theft Auto, ou GTA, como é mais conhecido, é uma franquia de jogos que começou em 1997 como um jogo para Playstation 1. Os jogos da série se passam em cidades fictícias que são dominadas pelo crime e gangues de rua. O personagem, ou os personagens, como em GTA V, precisa cumprir missões dadas pelo jogo e ascender como grandes criminosos. E a franquia não parou de crescer, tanto que os fãs esperam o GTA 6.
No fim do ano passado, a Rockstar Games lançou o trailer do GTA 6 que mostra um pouco do que os jogadores irão ver no jogo e quebrou recordes no YouTube. Esse lançamento mostrou todo sucesso e tamanho que a franquia tem.
Lançamento do GTA 6
E claro que depois desse lançamento todos ficaram ansiosos para saber quando o jogo seria lançado. Agora, nessa quinta-feira, a Take Two Interactive, empresa que comanda a Rockstar Games, pegou todos de surpresa divulgando quando o GTA 6 irá ser lançado.
De acordo com a empresa, o jogo irá chegar aos consoles no outono do hemisfério norte, que corresponde à primavera no Brasil. Isso quer dizer que ele deve estar disponível entre setembro e dezembro de 2025.
Essa janela de lançamento foi divulgada depois que a empresa anunciou resultados financeiros positivos. No começo, o GTA 6 irá ser disponibilizado somente para os consoles das gerações atuais, ou seja, PlayStation 5 (PS5), Xbox Series X e Xbox Series S.
Produção
O GTA 6 já está sendo trabalhado há algum tempo, e agora seu desenvolvimento está entrando na reta final. Por conta de todo o interesse em cima do jogo, a Rockstar pediu aos seus funcionários que eles voltassem para o trabalho presencial para finalizar o jogo tão esperado.
Essa mudança a respeito da forma de trabalho dos colaboradores da empresa foi feita em um comunicado interno. Quem conseguiu acesso a esse documento foi o site Bloomberg, e nele é possível ver a chefe de publicação da Rockstar, Jenn Kolbe, explicando que a volta das equipes para os estúdios irá ser feita por conta de razões de “produtividade e segurança”. Além disso, ela cita por nome o novo GTA.
“Fazer essas mudanças agora nos coloca na melhor posição para entregar o próximo Grand Theft Auto com o nível de qualidade e polimento que sabemos que ele exige, juntamente com um planejamento de publicação que corresponda à escala e à ambição do jogo”, apontou a executiva no comunicado.
Ainda conforme o comunicado obtido pela Bloomberg, a Rockstar vai exigir dos seus funcionários uma rotina de cinco dias presenciais. Ou seja, os colaboradores vão ter que bater ponto de segunda a sexta-feira.
Não é difícil entender todo o cuidado que a Rockstar tem com esse jogo. Até porque, com os funcionários perto ela pode ter um controle maior da qualidade da entrega, e também evita novos vazamentos do GTA 6. Justamente por isso que Kolbe deu ênfase no comunicado enviado.
Em março do ano passado, imagens e vídeos de cenas completas do jogo foram compartilhadas em fóruns antes de a Rockstar confirmar que o GTA 6 era uma realidade. Por conta desse vazamento que todos descobriram a volta a Vice City e a estreia de uma protagonista feminina. E em novembro, perto do lançamento oficial, o trailer do jogo acabou sendo liberado antes por conta de vazamentos.
Novidades
Com toda sua popularidade, o jogo vai mudando de acordo com o tempo. Tanto é que, agora, o GTA RP vai ter uma delegacia para mulheres denunciarem assédio, constrangimento e outros tipos de violência que sofrem de outros jogadores e não precisarão sair da plataforma.
Essa é a primeira e-delegacia exclusiva para mulheres e que recebe denúncias reais. Ela foi uma criação da ONG Wonder Women Tech, ou WWT, que tem o objetivo de incentivar a inclusão de mulheres no mundo da tecnologia.
O objetivo é que as jogadoras possam fazer boletins de ocorrência dentro do próprio GTA. Nisso, se a pessoa sofrer ou presenciar alguma situação violenta contra mulheres, ela pode salvar as provas dentro da plataforma e ir com seu avatar até um ponto de apoio. Nele, um totem irá ser aberto e instruções serão dadas a respeito do registro de um boletim de ocorrência eletrônico dentro do site oficial da polícia.
Com as informações todas preenchidas, elas irão seguir os trâmites normais para apuração das ocorrências pelas autoridades.