Curiosidades

Ruínas mais antigas que as pirâmides foram encontradas no Canadá

0

Uma equipe de estudantes do Canadá descobriu uma antiga vila mais velha do que as pirâmides. Segundo um relato da CTV, a equipe é do departamento de arqueologia da Universidade de Victoria. Eles foram os responsáveis o assentamento mais velho já encontrado na América do Norte. A vila antiga foi descoberta quando os pesquisadores envolvidos realizavam uma pesquisa na ilha de Triquet, localizada a 480 quilômetros ao norte de Victoria, na Colúmbia Britânica.

A equipe que fez a descoberta encontrou anzóis e lanças antigas no local, bem como ferramentas para fazer fogueiras. Eles acertaram o jackpot ao encontrar um antigo forno de cozimento, onde puderam obter flocos de carvão queimados por canadenses pré-históricos. Os pesquisadores então usaram datações de carbono e foram capazes de determinar que o assentamento remonta 14 mil anos. Isso o torna mais antigo do que as pirâmides do Egito Antigo, que foram construídas a cerca de 4.700 anos.

Para conseguir entender a idade desses lugares, é preciso considerar que Cleópatra, antiga governante do Egito, viveu mais perto do tempo do que da criação das pirâmides. Ainda assim, as pirâmides são bastante antigas, mas o assentamento descoberto é três vezes mais antigo do que as enormes construções. Alisha Gauvreau, estudante de doutorado, que ajudou na descoberta, disse: “Eu me lembro de quando recebemos as datas de volta e nos sentamos e dissemos: ‘Santos Moisés, isso é velho’”.

Alisha e sua equipe começaram a investigar a área de assentamentos antigos após ouvir a história do povo indígena Heiltsuk, que contou sobre uma porção de terra que não se congelou durante a última era glacial. Um membro da Primeira Nação de Heiltsuk, William Housty, disse: “Pensar em como essas histórias sobreviveram apenas para serem apoiadas por essa evidência arqueológica é simplesmente incrível”. “Esse achado é muito importante porque reafirma muito da história da qual nosso povo fala há milhares de anos”.

A crença dos pesquisadores é de que este acordo indica uma migração humana em massa ao longo da costa da Colúmbia Britânica. “O que isso está fazendo, está mudando nossa ideia do modo como a América do Norte foi aprovada pela primeira vez”, disse Gauvreau. Os estudantes envolvidos continuam procurando nas ilhas próximas por mais evidências dessa aldeia.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Por que o ser humano não tem predadores?

Artigo anterior

Entenda como esse homem foi parar no hospital após cheirar suas próprias meias

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido