Curiosidades

Saiba como lutar contra o desejo de comer doces

0

Comer é uma das melhores coisas da vida e para muitas pessoas é a melhor coisa. Seja doce ou salgado, colocar uma comida que achamos gostosa na boca é realmente uma sensação prazerosa. Existem aqueles que amam as comidas de sal, mas muitas pessoas simplesmente amam sobremesas.  E comer um chocolate ou qualquer tipo de doce pode dar um prazer inexplicável.

Além do mais, o açúcar é um dos elementos mais presentes em nossa dieta diária. Ele está presente em quase todos os alimentos que consumimos e gostamos. E quase todo mundo já passou pela situação de não estar com fome, mas de repente vir uma vontade quase incontrolável de comer alguma coisa doce. Seja uma bolacha recheada, uma fatia de bolo ou qualquer  outra coisa.

Qual será o motivo dessa reação acontecer no corpo e parecer que se não comermos o doce a vontade nunca passará? Na verdade, esse fenômeno geralmente tem duas causas principais. Pode ser por um motivo emocional, ou então uma necessidade de glicose onde o cérebro da pessoa está fazendo esse pedido.

Causas

Quando a causa é emocional, normalmente ela acontece quando alguém está em uma situação de estresse ou tristeza. Isso acontece porque o açúcar ajuda o cérebro a gerar hormônios, como por exemplo a serotonina, que promove uma sensação de felicidade.

Por conta disso, quando alguém passa por uma situação emocionalmente desagradável a primeira reação é procurar algum doce para compensar aquele momento ruim.

Já a outra causa é relacionada à baixa de glicose no sangue. Quando isso acontece, a pessoa pode sentir uma dor de cabeça, fadiga, mau humor e tontura. Quando isso acontece, uma sensação parecida com a fome também irá acontecer, mas especificamente por coisas doces.

A glicose é a principal fonte de energia do cérebro. Então, quando ela parece estar faltando, ele a exige de forma mais direta disponível, ou seja, os alimentos ricos em açúcar.

Essa queda na glicose pode acontecer por várias causas, como por exemplo, ter feito muito exercício físico sem alimentação suficiente, ter diminuído drasticamente o consumo de carboidratos, ficar muito tempo sem comer ou dormir pouco. Quando isso acontece é normal que o corpo reaja pedindo açúcar extra. E então a pessoa sente uma vontade irresistível de comer doces.

Problemas

O consumo grande de açúcar pode trazer mais problemas do que apenas um aumento de peso. O verdadeiro problema é que as sobremesas dão energia para o corpo que é absorvida de uma maneira bem rápida. E isso acaba causando um aumento no açúcar no sangue.

Quando esse efeito passa, a pessoa irá sentir a necessidade de comer mais alimentos ricos em açúcar de novo. Esse ciclo pode desestabilizar o pâncreas e a produção natural de insulina.

O que fazer

Felizmente existem coisas que as pessoas podem fazer para combater essa vontade de comer doces. Se a vontade vier por conta de problemas emocionais uma opção saudável é tentar tratá-la sem comer nada. Beba água, converse com um amigo, dê uma volta, respire e tente esvaziar a cabeça.

Agora se a vontade de comer doce for por falta de energia, o recomendável é que a pessoa opte por alimentos que deem glicose ao corpo, mas sem que ele seja submetido a choques repentinos de açúcar. Alguns desses alimentos são frutas frescas ou secas e grãos inteiros. Essas são alternativas que vão deixar a pessoa satisfeita por mais tempo e sem precisar comer doces.

AirBnb seleciona 12 pessoas para viver um ano em qualquer lugar do mundo com tudo pago

Matéria anterior

10 alimentos que têm açúcar e você provavelmente não sabia

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Você também pode gostar