• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Saiba como nunca mais receber ligações de telemarketing

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      16/07/19 às 19h29

Uma das coisas mais chatas do cotidiano moderno é ter que parar tudo o que se está fazendo, para atender uma chamada e descobrir que, na verdade, se trata de uma ligação originada para lhe oferecer serviços de telefonia, TV por assinatura e internet. Porém, isso pode estar prestes a acabar.

A Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, fez hoje o lançamento do site e serviço 'Não Me Perturbe'. No site, que entrou no ar nesta terça-feira, 16 de julho, os consumidores poderão realizar seu cadastro para não mais receberem este tipo de ligação. Qualquer consumidor poderá incluir seus números de telefone no portal. Para o bloqueio, a Anatel informa que é preciso aguardar um prazo de 30 dias a contar da solicitação no site. Caso isso não ocorra, o usuário deve abrir uma reclamação no site, informando o problema.

A iniciativa parte de um acordo com as empresas de telecomunicação Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo. Elas assinaram um acordo, recentemente, com o órgão do governo e deverão divulgar a ferramenta amplamente. As empresas que descumprirem o acordo podem receber advertências ou serem penalizadas com multas de até 50 milhões de reais.

Segundo o que informou a Anatel, estudos estimaram que, ao menos um terço das ligações indesejadas no Brasil, acontecem com a finalidade de vender produtos e serviços de telecomunicação. O bloqueio de chamadas afetará apenas aquelas feitas por empresas de telecomunicações. Chamadas realizadas por empresas de outros setores podem continuar ocorrendo.

Como se cadastrar?

1 - Faça um cadastro informando seu nome, e-mail e CPF no site do Não Me Perturbe.

2 - Posteriormente, adicione os números que você deseja que não sejam mais perturbados com as ligações. Eles precisam ter  a mesma titularidade do CPF cadastrado na lista. Escolha então quais operadoras você deseja bloquear. 

3 - Agora é só aguardar em torno de trinta dias para que os bloqueios sejam efetivados. 

Caso o usuário deseje efetuar o descadastro de um número e voltar a receber as chamadas de telemarketing, ele também poderá efetuar tal solicitação no site. Para isso, basta que ele vá até Cadastro > Solicitar desbloqueio > e selecione o número a ser excluído.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Via   G1  
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+