• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Saiba quais são as 10 picadas mais dolorosas de insetos

POR Rafael Miranda    EM Mundo Animal      30/03/15 às 13h41

Se você já foi picado por alguns inseto, você deve saber que muitos deles podem causar dores bastante incômodas. Você sabia que existe uma escala de dor? É o Índice Schmidt. É o principal trabalho de Justin O. Schmidt, um entomologista da Carl Hayden Centro de Pesquisa de Abelhas Carls Hayden, no Arizona. Schmidt tem publicado uma série de artigos sobre o assunto, e afirma ter sido picado pela maioria das picadas insetos.

O índice para medir a dor das picadas em seres humanos foi feito em 1983. Justin queria sistematizar e comparar os venenos de insetos e suas reações em nós. O índice de dor começa no 0 para picadas que são completamente inofensivas para os seres humanos, dois para dores como picada de abelha comum ou vespa e 4 para as picadas mais dolorosas.

Nós já falamos aqui na Fatos Desconhecidos dos insetos mais nocivos para o ser humano; agora chegou a vez de conhecer quais são os insetos com as picadas mais dolorosas de insetos.

10 - Abelha-do-suor

1

Índice Schmidt: 1,0

Elas são conhecidas por serem atraídas pelo suor do ser humano. Sua picada é a mais inofensiva da lista. É descrita como se fosse uma "pequena faísca".

9 - Formiga de fogo (ou formiga lava-pés)

2

Índice Schmidt: 1,2

A formiga-de-fogo é atualmente uma das mais importantes pragas invasoras em alguns lugares do planeta. Tal espécie teve seu sequenciamento genético publicado na revista científica americana "PNAS". Está espécie é agressiva e tem picadas dolorosas, no Brasil é uma formiga dominante em áreas abertas. É descrita como "aguda, repentina e levemente alarmante".

8 - Formigas acácia-de-chifre-de-búfalo

3

Índice Schmidt: 1,8

Essa formiga do gênero Pseudomyrmex têm um corpo em torno de 3 mm de comprimento e olhos muito grandes. Sua picada pode causar grande dor. A picada dela é descrita por Schmidt "como se alguém cravasse um grampo em sua bochecha".

7 - Vespa Dolichovespula maculata

4

Índice Schmidt: 2,0

Essa Vespa vive com 400 a 700 irmãs operárias. A dor de sua picada é descrita "como se você esmagasse sua mão em uma porta giratória".

6 - Vespa Yellowjacket

5

Índice Schmidt: 2,0

Essa vespa pode picar seu alvo várias vezes sem morrer. Ela também possui fortes mandíbulas que imobilizam suas vítimas. A dor é descrita "como apagar um charuto em sua língua".

5 - Abelha comum

6

Índice Schmidt: 2,0

As abelhas comuns vivem em colmeias, que podem ser artificiais ou naturais. Em seu interior, as operárias usam cera para construir os favos, onde armazenam mel e pólen para alimentar tanto as larvas como os insetos adultos.

A rainha ocupa-se exclusivamente de pôr ovos: cerca de 3 mil por dia. Quando a colmeia necessita de uma fêmea fecunda, as operárias constroem um alvéolo maior, onde são depositados os ovos fecundados. As larvas desses ovos recebem uma alimentação especial e convertem-se em rainhas. Sua picada é descrita "como se a cabeça de um fósforo queimasse sua pele".

4 - Formiga-vermelha

7

Índice Schmidt: 3,0

É uma das picadas mais dolorosas quando se fala de formigas. É descrito "como se alguém usasse uma broca para escavar sua unha encravada".

3 - Vespa-do-papel

8

Índice Schmidt: 3,0

Vespas do papel apesar de terem uma picada insuportável são sociáveis e constroem ninhos usando papel. Elas mastigam a madeira até virar uma pasta de celulose similar ao papel, que ao secar torna a estrutura da colméia bem mais leve. Sua picada é descrita "como derramar um copo de ácido clorídrico em um corte na pele feito com papel".

2 - Vespa Tarântula-falcão

9

Índice Schmidt: 4,0

É uma vespa parasitóide que caça aranhas para servirem de hospedeira e futura refeição para suas larvas, que crescem se alimentando dos órgãos não vitais da aranha até terem tamanho suficiente para sobreviverem por conta própria. Sua picada é insuportável e descrita "como se um secador de cabelo ligado caísse na banheira durante seu banho de espuma".

1 - Formiga-cabo-verde

10

Índice Schmidt: 4.0 +

É muito conhecida por seu tamanho gigante e sua picada severa. Operárias apresentam entre 18 a 25 mm, coloração avermelhada-escura, guardando diversas semelhança com as vespas. A dor sentida é descrita como "estar andando sobre carvão em chamas com um prego enferrujado de 3 polegadas fincado no seu calcanhar".

Próxima Matéria
Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+