Inovação

Samsung Find: app para rastrear celulares roubados é lançado pela marca

0

O Samsung Find é o mais recente aplicativo da Samsung criado para ajudar a localizar dispositivos móveis perdidos ou roubados.

Essa novidade substitui o recurso Smart Things Find e já está acessível para usuários que possuem o sistema One UI 6.1. Outros utilizadores devem aguardar a chegada da atualização em seus aparelhos.

Até o momento, a nova interface está disponível apenas para os dispositivos da linha Galaxy S24, porém, espera-se que outros dispositivos mais antigos recebam a atualização em breve.

Acredita-se que modelos mais antigos precisarão continuar usando o recurso anterior, se ele estiver disponível. Contudo, as linhas mais recentes e os modelos da última geração terão a substituição automática.

Como funciona?

Via Freepik

O Samsung Find ainda não revelou todas as funções e opções disponíveis para a localização de smartphones perdidos, mas ele será mais completo que seu antecessor.

Por exemplo, uma característica exclusiva do aplicativo é sua capacidade de rastrear não apenas seus próprios dispositivos, mas também os de amigos e familiares, desde que tenham sido previamente cadastrados.

O iPhone implementou uma função parecida no desenvolvimento da sua AirTag, onde aparelhos da marca conseguem recepcionar o sinal e indicar a localização, mesmo que esteja muito distante.

Agora, essa comunicação entre os aparelhos Samsung tornará o Find mais atrativo, além de incentivar o uso da marca no grupo familiar ou próximo. Essa vantagem poderá agregar mais lucro para a empresa, que já registra recordes nos últimos anos.

O que se sabe até o momento é que, de acordo com informações divulgadas pelo portal SamMobile, o aplicativo terá três guias principais.

Na aba “Pessoas”, os usuários podem compartilhar suas localizações com amigos e familiares. Essa alternativa é interessante para manter conhecidos cientes da localização, estando com o aparelho ou não.

Enquanto isso, na guia “Dispositivos”, é possível indicar a localização dos próprios dispositivos e dos pertencentes aos membros da família. Essa é a função principal para roubos e furtos, desde que permaneça ligada.

Por fim, a aba “Item” é dedicada a objetos ou dispositivos equipados com etiquetas inteligentes, assim como funciona o AirTag. Todas as localizações funcionam simultaneamente, sem precisar escolher qual deseja ativar.

Novidade para familiares

A maior diferença em relação ao Smart Things Find é que, além de localizar os próprios dispositivos do usuário, o Samsung Find também pode encontrar aparelhos de familiares que foram previamente adicionados ao aplicativo.

No entanto, o novo aplicativo não inclui o recurso “notificar quando for deixado para trás”, presente no Samsung Smart Things. Esse aviso surge quando o aparelho sai da área de alcance em relação ao portador, ou permanece parado, enquanto outros smartphones se movem.

Apesar de não ter avisos tão precisos, o Samsung Find não incluiu nada parecido até o momento. Espera-se que essa função seja adicionada em breve.

O aplicativo Samsung Find vem pré-instalado em dispositivos Samsung lançados com One UI 6.1, como os da linha Galaxy S24. Versões mais antigas poderão baixar o aplicativo pela Galaxy Store assim que estiver disponível pela marca coreana.

Nesse caso, o processo ocorrerá manualmente, conforme a disponibilidade da versão.

Via Samsung

Quais aparelhos devem receber o One UI 6.1?

Os primeiros dispositivos programados para receber a atualização One UI 6.1 são os da linha Galaxy S23 e S24. Em seguida, estão os smartphones dobráveis Z Fold 5 e Z Flip 5.

A previsão é que esses dispositivos recebam a atualização com a nova interface ainda durante o primeiro trimestre de 2024, sendo a prioridade da marca.

Além disso, outros celulares que devem receber o One UI 6.1 posteriormente incluem a família do Galaxy S21 e Galaxy S22, bem como o Galaxy A54 e o Galaxy A34.

A empresa priorizará os lançamentos da penúltima e última geração, e não existem garantias de que todos os aparelhos ainda em funcionamento terão disponibilidade.

 

Fonte: Techtudo

Imagens: Samsung, Freepik

7 habilidades humanas que as IAs ainda não superaram

Artigo anterior

Mais velho que os dinossauros: anfíbio gigante é descoberto no Sul do país

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido