Curiosidades

Sawney Bean, o terrível canibal do folclore inglês

0

Em todas partes do mundo, cada povo tem seu próprio folclore, sua própria forma de manifestar suas crenças e costumes. O folclore pode se manifestar na arte, artesanato, literatura popular, música, mitos e lendas. Os mitos e lendas se misturam com fatos reais e históricos, com o intuito de explicar coisas que, até então, permaneciam sem qualquer tipo de resposta.

Sawney Bean é uma figura do folclore inglês. Acredita-se que ele morava em uma caverna, com aproximadamente 50 membros da família. Os Beans eram conhecidos por roubar, sequestrar e eventualmente assassinar estranhos. Depois que eles matavam, eles o comiam. E a história de Sawney Bean, que pode ter existido ou não, alcançou um status lendário na Escócia.

Alexander Sawney Bean nasceu no fim dos anos 1300, perto de Edimburgo. Segundo a lenda, ele deixou todas suas ocupações para trás, quando encontrou a mulher que seria sua esposa.

Eles se afastaram da sociedade e foram morar em uma caverna, em Ayrshire. Conhecida como Bennane Cave, ela tinha vários túneis que se estendiam por mais de um quilômetro de profundidade. O casal tinha vários espaços para começar sua família.

A família Bean cresceu rápido. Sua esposa deu à luz a 14 filhos. E com tantas bocas para alimentar, e sem nenhum mercado perto, o patriarca virou assaltante e assassino para sobreviver.

Junto com sua família, ele emboscava viajantes solitários e locais que passavam pela caverna. A família tinha uma montanha de corpos para se alimentar.

Família

A família sobrevivia com uma dieta rica em proteínas com restos humanos em conserva e salgados. A família foi crescendo e abrigando 46 filhos, filhas, netos e netas na caverna isolada. Todos foram concebidos por incesto.

Sawney Bean tinha praticamente um pequeno exército para ajudá-lo. Ele orquestrava emboscadas com precisão. A lista de desaparecidos foi começando a aumentar. E às vezes, alguns membros apareciam na costa e boatos começaram a surgir. Mesmo assim, ninguém pensou em olhar para a caverna Bennane.

Um dia, os Beans orquestraram um plano e acharam que seria infalível como os outros tinham sido. Eles emboscaram um homem e uma mulher, que estavam a cavalo voltando de uma feira local.

Bean derrubou a mulher e a estripou logo em seguida. O marido lutou contra os outros familiares. E eles foram forçados a voltar para a caverna. Mas aí, a natureza canibal dos Beans tinha sido exposta.

O marido sobrevivente estava a caminho de Glasgow e foi falar com o rei James IV. Ele, pessoalmente, levou um grupo de 400 pessoas para a caverna para capturar a família.

Eles foram capturados e levados para Leith para aguardar a sua execução. Os habitantes locais estavam muito enfurecidos e exigiram uma punição dolorosa.

Propaganda

Não existe nenhum registro encontrado, sobre as pessoas desaparecidas ou mesmo da caçada de 400 pessoas que foi liderada pelo rei da Escócia. E pode ser que a história da família Bean seja apenas um conto para manter as crianças acordadas.

Essa lenda seria uma propaganda contra os escoceses, feita pela imprensa inglesa. E a historiadora Louise Yeoman explica os fatos por trás dessa lenda.

“Parece o enredo de um filme de terror de bilheteria, e foi porque foi inventado para servir a um propósito muito semelhante – vender livros. Ele também tem um subtexto mais sinistro – os livros vendidos não foram publicados na Escócia, mas na Inglaterra, numa época em que havia um preconceito generalizado contra os escoceses”, disse.

Tente nomear todos esses 10 personagens de As Branquelas [Quiz]

Artigo anterior

O que é a ”supremacia quântica” que o Google diz ter alcançado

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido