Curiosidades

Segredos das marcas: 8 maneiras que o mercado manipula sua mente e vocĂȘ nunca percebeu

0

Hoje em dia hĂĄ milhares de marcas e estabelecimentos concorrentes para que os consumidores façam suas escolhas na hora das compras, sejam elas de alimentos ou de roupas e assim por diante. Acontece, no entanto, que cada uma dessas marcas – na tentativa de se despontar no mercado e de conseguir o maior nĂșmero de pĂșblico – usa as mais variadas tĂ©cnicas de marketing para manipular seus clientes.

Essas técnicas, aliås, vão muito além das promoçÔes e se tratam de métodos sofisticados de mexer com a mente das pessoas leigas. Hoje, no entanto, vamos desvendar alguns desses segredos e abrir seus olhos para o que o mercado sempre fez, sem que a gente nem percebesse. (Clique aqui para conhecer também 10 logomarcas famosas que escondem mensagens secretas).

Confira a lista abaixo e conheça 8 das maneiras mais populares de influenciar as escolhas dos consumidores:

1. “Sorrisos” nas logos

1

Marcas como Heineken e Amazon tem truques para te deixar mais “para cima”, digamos assim. Na primeira, por exemplo, os trĂȘs “E” da logo sĂŁo projetados para parecer que estĂŁo sorrindo. A seta laranja da logo da Amazon, que liga as letras de A e Z, sĂŁo um outro exemplo disso. O sĂ­mbolo Ă©, literalmente, um sorriso.

2. Mascotes

2

VocĂȘ pode nem ter percebido, mas os mascotes das marcas tem uma função muito mais sentimental que comercial. Nos cereais, por exemplo, mesmo os animais – como o famoso tigre laranja – tĂȘm caracterĂ­sticas humanas para criar simpatia, especialmente nas crianças. É como se o consumidor estivesse comprando um amigo… pelo menos na visĂŁo do Marketing. AlĂ©m disso, ajuda a marca a criar uma personalidade perante o mercado.

3. Contato visual

3

Ainda sobre os mascotes dos cereais, especialmente os produtos voltados para os consumidores infantis, olham para baixo para fazer contato visual com seu pĂșblico-alvo. Isso, segundo os especialistas, alĂ©m de chamar atenção e incentivar o consumo, ajuda a fidelizar os consumidores da marca.

4. Cheiro das lojas

EARNS FEDERATED

JĂĄ percebeu que algumas lojas dos shoppings contam sempre com um cheirinho bom, que lembra talco, baunilha e outros aromas suaves? Segundo os especialistas na ĂĄrea esse Ă© uma maneira super eficiente de manipular os consumidores.

Isso porque um cheiro agradĂĄvel pode ajudar as pessoas a gastar mais e a voltar ao estabelecimento outras vezes. Bloomingdale, por exemplo – uma famosa loja de roupas americana – tem intencionalmente o cheiro de coco na seção de moda-praia.

5. PromoçÔes de mentira

King of Prussia Black Friday Shopping

Sabe aqueles descontos imperdĂ­veis de 50%, 60% e atĂ© 70% ou 80%? Apesar de serem tentadores, Ă© bom ficar de olho nessas promoçÔes para ver se realmente sĂŁo verdadeiras. Isso porque muitas lojas e marcas costumam colocar seus preços lĂĄ em cima de forma lĂșdica para que os consumidores pensem que estĂŁo recebendo altos descontos no pagamento final, quando, na verdade, estĂŁo pagando pelo valor de mercado de determinados produtos.

6. Menus sem sĂ­mbolos da moeda

9

Muitos bares e restaurantes jĂĄ adotam essa tĂĄtica de tirar o sĂ­mbolo do dinheiro dos cardĂĄpios. Por exemplo, ao invĂ©s de colocarem que determinado prato custa R$ 35, eles omitem a simbologia e colocam apenas os nĂșmeros impressos. Conforme estudos, isso faz com que os consumidores gastem mais do que quando veem o cifrĂŁo junto aos preços.

7. MĂșsicas lentas

Estudos jĂĄ comprovaram que mĂșsicas lentas tocadas em lojas e restaurantes causam um efeito emocional nos clientes. Dessa forma, as pessoas criam vĂ­nculos com o lugar e as marcas, bem como demoram mais tempo no estabelecimento e consomem mais.

8. MĂșsicas mais rĂĄpidas

Drake dança

JĂĄ as mĂșsicas mais agitadas servem para incentivar um outro tipo de compras: as feitas com pressa e por impulso. A escolha entre esses estilos, claro, depende do perfil de cada estabelecimento. Lojas de roupas jovens, por exemplo, adoram embalar seus consumidores com mĂșsicas Pop ou Rock.

Quem era o ator por trĂĄs da mĂĄscara do FofĂŁo?

Artigo anterior

16 formas incríveis de usar o papel-alumínio que quase ninguém conhece

PrĂłximo artigo

ComentĂĄrios

ComentĂĄrios nĂŁo permitido