Ciência e Tecnologia

Segundo a NASA, os anéis de Saturno poderão desaparecer antes do que esperavam

0

Essa notícia pegou muitas pessoas de surpresa, principalmente os que são apaixonados por assuntos envolvendo o espaço. Segundo uma pesquisa realizada por cientistas da NASA, os anéis de Saturno, sexto planeta do nosso Sistema Solar, podem desaparecer. Mais do que isso, o diferencial do planeta pode sumir mais rápido do que eles imaginavam. Um estudo foi publicado no periódico Icarus e uma equipe de pesquisadores do Centro de Voo Espacial Goddard da agência espacial norte americana explicou melhor. Segundo eles: “nem sempre os anéis de Saturno existiram e nem sempre existirão”.

No início deste ano, de 2018, o grupo analisou uma molécula encontrada na atmosfera do planeta usando um telescópio Keck II. O aparelho está localizado no Havaí e foi capaz de descobrir uma estrutura formada por três átomos de hidrogênio. O problema é que, por segundo, caem do planeta 1,9 mil quilos de água. A grande quantidade de chuva é capaz de fazer com que, em 300 milhões de anos, Saturno perca totalmente os seus anéis.

Os cientistas debatem há tempos sobre a verdadeira idade dos anéis de Saturno, assim como a sua expectativa de vida. Em 2017, diversos estudos concluíram que os anéis não se formaram junto ao nascimento do Sistema Solar, há 4,5 bilhões, mas sim nos últimos 100 milhões de anos. As evidências agora apontam também para uma possível data de expiração desses anéis. “Os anéis de Saturno parecem ser jovens e talvez estejamos tendo sorte em poder vê-los da forma que vemos”, disse Linda Spilker, que atua no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. Ela não participou de forma direta do novo estudo.

A sonda Cassini descobriu, em 2017, que uma enorme quantidade de moléculas orgânicas de gelo estão caindo no centro de Saturno. Isso está acontecendo em um processo que poderia acelerar ainda mais o desaparecimento dos anéis. Jeff Cuzzi, do Centro de Pesquisa Ames da NASA, mesmo longe das pesquisas, afirma que o desaparecimento da estrutura ao redor de Saturno pode mesmo acontecer. “Não está fora de questão que os anéis possam se degradar nessa escala de tempo, ainda mais com todos esses números tão altos. Temos que considerar seriamente que os anéis não estarão lá para sempre”, disse o cientista.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour por nosso site e mergulhe em um oceano de curiosidades.

Dragon Ball Super: Broly revela detalhe importante sobre família de Vegeta

Artigo anterior

7 pequenas coisas que surpreendentemente podem te prender em outros países

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido