Para muitas pessoas que foram diagnosticadas com Covid-19, a perda do olfato e do paladar é um sintoma bastante comum. No entanto, como se trata uma infecção muito recente, ainda estamos descobrindo os reais efeitos da doença em nosso corpo. Dito isso, depois de recuperados da infecção, muitos pacientes se queixaram de sentidos alterados. Por exemplo, muitas pessoas têm sentido gosto de gasolina ao comer carne ou ainda, têm sentido cheiros estranhos com a própria água. Em outros casos, pessoas que contraíram a doença possuem aversão à pasta de dente e materiais que são banais para nós.

Esse efeito é chamado de parosmia e pode ser definido com a alteração do sentido do olfato, o que influencia no paladar. Para Kate McHenry, uma mulher afetada pela doença, beber um copo d'água se tornou difícil, uma ver que ele carrega um cheiro horrível. Nesse caso, tomar banho é quase impossível.

Depois de recuperados, pacientes tiveram seus sentidos alterados

Publicidade
continue a leitura

Segundo Kate, tudo parece ter mudado de cheiro e o gosto das coisas também foi afetado. "Meu xampu favorito agora tem o cheiro mais desagradável do mundo", afirma Kate, de 38 anos. Em março deste ano, quando contraiu a doença, a mulher passou quatro semanas sem sentir cheiro algum. Depois disso, foi recuperando o olfato de forma lenta. No entanto, em alguns meses, ela percebeu que havia algo de errado.

Em junho, Kate descobriu que muitas comidas "começaram a ter um gosto muito estranho". Além disso, odores que antes eram agradáveis, passaram a se caracterizar por um "fedor horrível". Em pouco, a vida da mulher estava completamente mudada. Ela perdeu peso e passou a tratar um caso de ansiedade que desenvolvera.

Publicidade
continue a leitura

No momento, Kate espera que a situação possa ser revertida. "Eu amo comer, sair para restaurantes, beber com meus amigos, mas tudo já era. Carne tem gosto de gasolina, e prosecco, de maçã podre. Se meu parceiro, Craig, come algo com curry, seu cheiro passa a ser horrível, sai por todos os poros dele e não consigo mais ficar perto", afirma Kate.

Ainda não sabemos se essa condição pode ser revertida

Publicidade
continue a leitura

Na maioria do tempo, Kate também precisa ficar longe da cozinha e atividades que envolvam o preparado da comida não são nada fáceis. "Eu me irrito à noite quando cozinho. Craig me pergunta o que tenho vontade de comer, e eu me sinto mal porque não há nada que eu queira. Eu sei que tudo vai ter gosto horrível. O impacto disso na minha vida é gigante, eu estou morrendo de medo de ficar assim para sempre", afirma Kate.

Sendo mais comum do que a anosmia, que é perda do olfato, a parosmia também acontece porque o vírus atinge as terminações nervosas do nariz e danifica seu tecido. Uma vez com as terminações nervosas danificados, os nervos começam a crescer novamente. Entretanto, o cérebro se torna incapaz de reconhecer os cheiros da mesma forma que reconhecia antes. Ainda não sabemos ao certo se essa condição pode ser revertida, mas, muitos profissionais de saúde consideram que o retorno pleo do sentido pode levar anos para acontecer.

Publicado em: 21/09/20 00h09