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Seria possível um tênis da Nike aparecer em um quadro de 1652?

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Um possível Nike de 1652 chocou os museus e analistas de arte. No mês de agosto de 2022, o Museu Nacional de Arte, conhecido como National Gallery, sediado em Londres, causou grande intriga entre seus seguidores ao compartilhar uma postagem relacionada a uma das pinturas de sua coleção.

A obra em questão, criada em 1652 pelo renomado artista holandês Ferdinand Bol, despertou teorias conspiratórias entre os internautas.

Coincidentemente, a publicação foi feita no dia em que se comemorava o aniversário de morte do artista.

“Ao falecer em #NesteDia de 1680, Ferdinand Bol nos deixou um legado. Em nossa posse, está o encantador ‘Retrato de Frederick Sluysken’, retratando o filho de um comerciante de vinhos. Se você observar atentamente os sapatos do retratado, poderá notar um detalhe aparentemente mais ‘moderno’. Será que você consegue identificá-lo?”, diz o museu no tweet abaixo.

O quadro

Com o nome de “Retrato de Frederick Sluysken”, a pintura retrata um garoto loiro de oito anos posando de forma descontraída para o espectador.

Um aspecto curioso é que o jovem retratado é um parente direto do próprio pintor. Frederick é o filho de segundo grau de Elisabeth Dell, uma mulher que estava casada com Bol naquela época.

No entanto, não foi o parentesco de Frederick com o artista holandês que chamou a atenção dos usuários do Twitter, mas sim a sua vestimenta.

É importante ressaltar que a fotografia ainda seria inventada quase 200 anos depois, então ser imortalizado em uma tela era uma ocasião especial naquela época. Portanto, o menino de oito anos certamente estaria usando suas melhores roupas, como um Nike de 1652.

No entanto, algo que definitivamente não fazia parte do guarda-roupa de um jovem do século XVII eram tênis modernos.

Surpreendentemente, em um dos calçados usados pelo menino, há um detalhe branco que se assemelha ao inconfundível logotipo de uma conhecida marca esportiva.

Nike de 1652

Via UOL

A presença aparente de um objeto moderno na pintura centenária levou muitos internautas a especularem que o primo de segundo grau de Ferdinand Bol poderia ser um viajante do tempo, aproveitando a oportunidade do retrato para pregar uma peça nas pessoas do futuro.

No entanto, há uma explicação mais simples para a aparência dos intrigantes sapatos Nike de 1652 de Frederick.

Trata-se apenas de uma ilusão de ótica causada pela nossa falta de familiaridade com o design dos calçados há mais de 350 anos.

Uma característica comum nos calçados da época retratada na pintura era uma espécie de correia que ligava o calcanhar do sapato ao restante dele, com o objetivo de mantê-lo fixo no pé do indivíduo.

Assim, o que aparenta ser o “símbolo da Nike” na verdade é uma pequena abertura entre a correia e o restante do calçado.

Através desse espaço, é possível visualizar a meia branca do menino, em um formato que acidentalmente lembra o “check” que hoje associamos a atividades físicas e etiquetas de preço elevado.

Brandon Martinez, um colecionador de tênis históricos, foi entrevistado pelo Hypeallergic e comentou sobre a questão. Ele diz que a forma é totalmente diferente de um tênis. É visível que a largura e a ponta são desconfortáveis de usar.

Embora não acredite que a pintura com um Nike de 1652 seja a nossa primeira evidência de viagens no tempo, Martinez acrescentou que definitivamente usaria roupas modernas em um quadro antigo se tivesse acesso a essa tecnologia.

 

Fonte: UOL

Imagens: UOL, UOL

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