• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Seu cão está pressionando a cabeça contra a parede? Leve-o ao veterinário imediatamente!

POR A redação    EM Natureza      24/07/15 às 13h39

Se você encontrar seu cãozinho colocando a cabeça na parede, atenção! Isso pode ser um péssimo sinal. Esta condição é vista em animais de estimação, tais como cães e gatos e também em outros animais como vacas, cavalos e cabras.

Essa condição, chamada de headpressing é geralmente um sinal de uma desordem neurológica, especialmente na área anterior do cérebro. O comportamento também pode significar que o animalzinho apresenta toxicidade no seu organismo devido a danos no fígado, tais como derivação portossistêmica e encefalopatia hepática.

Conheça um pouco mais desse distúrbio a seguir:

Sintomas e Tipos

1

O ato de pressionar a cabeça é um sinal de doença prosencéfalo, uma doença que afeta a parte frontal do cérebro de diversos animais. Outros sintomas que podem acompanhar este distúrbio incluem convulsões, reflexos deteriorados e problemas visuais. Também podem surgir úlceras nos pés, ferimentos no rosto e cabeça, resultado do pressionamento da cabeça contra uma superfície durante longos períodos de tempo.

Causas

2

Há uma série de razões pelas quais um cão pode sentir vontade de pressionar a cabeça contra objetos. As causas possíveis podem ser: distúrbio metabólico (hiper ou hiponatremia), tumor primário ou secundário ou uma infecção do sistema nervoso como a raiva ou infecção fúngica. Outras causas podem incluir traumatismo craniano ou exposição a toxinas, tais como o chumbo.

Diagnóstico

3

Para realizar o diagnóstico veterinário pode pedir a realização de exames nos olhos do animal para identificar doenças infecciosas ou inflamatórias, bem como irregularidades no cérebro. Outros testes incluem: aferimento de pressão arterial, tomografia computadorizada (TC), ressonância magnética do cérebro, exames de urina e de concentração de chumbo no sangue.

Vários vírus que causam encefalite ou meningo-encefalite podem levar ao sinal neurológico de headpressing  como o vírus da encefalite equina e da herpes bovina. Se seu animal de estimação estiver apresentando esse comportamento, leve-o ao veterinário imediatamente.

Próxima Matéria
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+