Notícias

Shakira usa rede social para defender jogador iraniano que pode ser executado

0

Diversas celebridades e personalidades influentes, como a cantora Shakira, manifestaram-se em suas redes sociais a favor do jogador iraniano que pode estar no corredor da morte.

O atleta Amir Nasr-Azadani, de 26 anos, estaria condenado por ter participado de uma manifestação contra o governo nos últimos dias. O Irã recebeu diversas ações coletivas em favor das mulheres após a morte de uma iraniana líder dos apelos, por conta das suas vestimentas e cabelo.

Com isso, diversas pessoas se colocaram em prol da causa, mas o governo vem lidando com a situação de forma violenta, reprimindo os participantes e declarando sentenças de morte para os presos.

Assim, como o jogador iraniano participou de uma das manifestações que foram violentamente encerradas, muitas pessoas se preocuparam com a possibilidade, especialmente pela visibilidade que ele ganhou nos jogos.

Por esse motivo, a cantora Shakira usou suas redes sociais no domingo, dia da grande final da Copa do Mundo, para mandar um recado.

“Hoje, na final da Copa do Mundo, só espero que os jogadores em campo e o mundo inteiro se lembrem de que há um homem e companheiro de futebol chamado Amir Nasr, no corredor da morte, apenas por falar em favor dos direitos das mulheres”, lembrou a colombiana por meio da sua conta.

Além disso, também escreveu que esperava mais de minuto de silêncio nos corações de todas as pessoas para lembrar sobre o que era importante. Shakira postou que deseja mais de uma voz unida pedindo pelo que é justo.

O post foi compartilhado milhares de vezes, e muitos internautas publicaram apoiando a cantora e outras personalidades que estão defendendo o jogador iraniano.

O que aconteceu?

O protesto que poderia ter condenado o jogador iraniano Nasr-Azadani aconteceu no dia 16 de setembro, na capital Teerã. Embora a cidade esteja registrando diversas ações, essa em específico terminou com um agente de segurança morto. Por isso, o governo classificou o ato como um “motim”.

Os protestos têm como objetivo chamar atenção para mudanças sociais bruscas, especialmente em relação às mulheres. Além disso, outra reinvindicação é a repressão brutal das forças de segurança do Irã. No período, prenderam cerca de 14 mil pessoas, segundo as Nações Unidas.

Foram, pelo menos, 326 pessoas mortas por se manifestarem abertamente nas ruas iranianas. Os principais atos começaram após a morte de Mahsa Amini, conhecida por seu nome curdo, Jina.

Ela estava sob custódia da polícia da moralidade quando sofreu uma repressão violenta e foi brutalmente morta. Por conta disso, cada vez mais manifestações têm sido lideradas por mulheres em busca de justiça e mudanças sociais.

Até o momento, o governo não pareceu ter dado sinais de que existiria alguma transformação em vista. No entanto, outros países e grandes organizações humanas estão defendendo os manifestantes, apoiando justiça pelas pessoas mortas.

Jogador iraniano e manifestações na Copa

Via Metrópoles

O jogador iraniano Amir Nasr-Azadani e outras milhares de pessoas utilizaram a Copa do Mundo como palco para suas manifestações em prol dos direitos humanos no País.

As arquibancadas no Catar exibiram milhares de pessoas com cartazes, camisetas, faixas e gritos contra o regime autoritário do País. Como os jogos são televisionados, tornou-se uma oportunidade para aumentar a visibilidade da causa e chamar atenção da mídia.

Inclusive, muitas mulheres puderam se manifestar com mais segurança nesse momento. Além disso, os jogadores apresentaram apoio para essas causas em campo.

Apoiados pelos gritos de “Azadi” (“Liberdade”, em persa), a seleção nacional do Irã não cantou o hino e permaneceu ajoelhada. Não se sabe se algum jogador iraniano irá sofrer as consequências das represálias, especialmente com a atenção da mídia.

Por esse motivo, celebridades e personalidades fazem apelos nas redes sociais pela vida dessas pessoas. Muitos acompanham qualquer mudança ou notícia na internet para conferir as próximas cenas.

 

Fonte: MSN

Imagens: Metrópoles, Mix

Veja o ranking dos nomes mais escolhidos no Brasil; Miguel e Maria Alice lideram a lista

Artigo anterior

Fim da humanidade pode ser com a Terra sendo engolida pelo sol

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido