A gente cresce sabendo que tem que tomar pelo menos uns dois banhos por dia, lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes após as refeições, usar fio dental, entre outros hábitos de higiene pessoal.

E ainda mais nos últimos tempos, a importância de se lavar as mãos com frequência foi bastante difundida. Se tem uma coisa que podemos afirmar que todos nós temos acesso diariamente, é o sabonete. Um dos principais produtos para manter a higiene no nosso corpo tem diversas funções que nem imaginávamos.

Geralmente utilizamos o sabonete apenas na hora do banho e somente para limpeza corporal. Estendendo isso raramente a uma peça de roupa branca, pois todos sabem que eles agem diretamente nas sujeiras e ainda ajudam a manter a maciez do tecido.

Acontece que não são todos os lugares do nosso corpo que precisam ser esfregados diariamente e pode não ser uma boa ideia. Tomar banho demais pode até fazer mal.

Publicidade
continue a leitura

Segundo a médica Sandy Skotnicki, exite somente três regiões do corpo que devem ser lavadas diariamente com sabonete. Elas são: as axilas, virilhas e os pés. O resto do corpo as pessoas podem apenas enxaguar com água.

A médica é professora de dermatologia da Universidade de Toronto e afirmou que esfregar o corpo todo com água e sabonete pode levar a problemas como por exemplo, eczema e outras doenças de pele.

Problema do sabonete

Publicidade
continue a leitura

Segundo Robynne Chutkan, fundadora do Centro Digestivo para Mulheres em Maryland, esfregar o sabonete pelo corpo todo aumenta as chances de matar bactérias que são úteis. E contribuem para que o microbioma consiga diferenciar os microorganismos bons dos ruins. Então, quando nós tiramos essa proteção da pele com sabonete, ficamos mais vulneráveis a doenças.

“A menos que você tenha acabado de correr pela lama os únicos lugares que precisam ser ensaboados diariamente são as axilas e a virilha. O resto do seu corpo fica bem com um enxágue, mesmo depois de um treino suado", disse Chutkan.

Publicidade
continue a leitura

De acordo com um estudo publicado em 2018, uma cepa específica de bactéria encontrada na pele de voluntários estava associada a um menor risco de câncer de pele. Isso quando comparados as pessoas que não tinham essa bactéria.

Então a pergunta que fica no ar é por que temos que usar sabonete nas axilas, virilhas e pés já que as outras partes do corpo podem passar apenas com um enxague? O motivo é que essas regiões tem uma pele bastante sensível. Por isso, elas são mais susceptíveis a bactérias, fungos e pelos encravados. Tudo isso pode levar a infecções futuras.

Publicado em: 06/10/20 13h28