Saúde

Só homem tem pomo-de-adão? Saiba por que ele surge e quando operá-lo

0

Quem criou o termo pomo-de-adão, também conhecido como maçã-de-adão, ou simplesmente gogó, não era muito fã de Eva.

A esposa de Adão, figura bíblica que comeu do fruto proibido com ele, na verdade, também poderia ter essa protuberância na parte anterior do pescoço, fosse visível ou não, de acordo com a medicina.

Como afirma Cícero Matsuyama, otorrinolaringologista do Hospital Cema, em São Paulo, nas mulheres essa característica anatômica de fato existe, embora seja menos evidente do que nos homens.

Em relação aos homens, Wendell Uguetto, cirurgião crânio-maxilo-facial, membro da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) e do Hospital Albert Einstein, explica que todos eles possuem essa projeção na forma de um relevo pontiagudo e notável.

Via UOL

Eles variam em tamanho e visibilidade devido a fatores genéticos, índice corporal e constituição física. Nos obesos e em pessoas com pescoços curtos, por exemplo, o pomo-de-adão tende a ser menos proeminente.

A proeminência laríngea da cartilagem tireoidea, ou pomo-de-adão, aparece durante a adolescência, geralmente entre os 16 e 17 anos, em resposta à produção do hormônio masculino, a testosterona.

Nesse período, em algumas mulheres, também pode ocorrer um aumento nos níveis de testosterona, levando ao desenvolvimento desse elemento.

Qual é a função do pomo-de-adão?

Embora seja considerado principalmente um traço sexual secundário em homens, o pomo-de-adão não desempenha uma função hormonal, ao contrário do que se pode pensar.

Por estar posicionado na frente da estrutura da laringe, onde as cordas vocais estão localizadas, serve principalmente como uma forma de proteção contra lesões na cartilagem tireoidea.

A palavra “thyreós” em grego significa “escudo,” o que ilustra essa função de proteção.

Localizado abaixo do osso hioide, o pomo-de-adão também desempenha um papel no processo da fala.

O ângulo agudo dessa protuberância, juntamente com o estímulo sexual, pode afetar a voz, conferindo-lhe um timbre mais grave e robusto. É o que explica Marcus Vinicius Furlan, cirurgião de cabeça e pescoço da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

As mulheres geralmente têm a cartilagem tireoidea menos proeminente, com um ângulo mais aberto, tornando-a menos visível. No entanto, a estrutura é a mesma.

Wendell Uguetto observa que em alguns casos, quando o pomo-de-adão é mais pontiagudo, pode causar desconforto.

Além disso, torna-se alvo de bullying durante a adolescência, traz problemas estéticos com roupas apertadas, dificuldades na deglutição e é uma queixa comum tanto para mulheres cisgênero quanto para trans nos consultórios médicos.

Quando é recomendada a cirurgia?

A cirurgia do pomo-de-adão é realizada por várias razões, incluindo preocupações estéticas que afetam a autoestima e podem levar à depressão, questões funcionais como mudança na voz e, às vezes, devido a condições médicas.

Portanto, se você está incomodado ou tem alguma preocupação, é importante consultar um médico, pois não é possível fazer uma avaliação por conta própria.

Matsuyama destaca que a consistência do pomo-de-adão pode endurecer e adquirir características quase semelhantes ao tecido ósseo com o passar dos anos.

Além disso, condições que afetam tecidos fibrocartilaginosos, como artrite reumatoide e outras doenças autoimunes, também podem afetá-lo.

Via Segredos do Mundo

Furlan acrescenta que tumores na laringe e características genéticas e de biotipo também podem estar relacionados à necessidade de intervenção.

A cirurgia para a retirada ou redução do pomo-de-adão é chamada de condrolaringoplastia.

Ela não costuma ter um impacto significativo na estrutura da laringe, embora exija cuidados para não afetar as cordas vocais e, consequentemente, a voz.

Geralmente, recomenda-se que a cirurgia ocorra após a puberdade e antes dos 30 anos para obter os melhores resultados.

A cirurgia é realizada sob anestesia geral, devido à proximidade com o trato respiratório e para evitar desconforto, como tosse.

Um pequeno corte é feito no queixo ou em uma das pregas do pescoço, permitindo o acesso à protuberância pontiaguda, que pode ser raspada, desgastada ou removida com um bisturi.

A cirurgia geralmente dura de 30 a 45 minutos e o pós-operatório é geralmente tranquilo, com pouca dor, como garantido por Uguetto.

E para mulheres?

Não existe contra-indicação da cirurgia do pomo-de-adão para mulheres, visto que também existe nelas e pode ser um incômodo. No entanto, não é comum que se torne um alvo de desconforto no sexo feminino.

Por conta do menor desenvolvimento na garganta, um profissional conseguirá orientar melhor sobre a necessidade de retirada com intervenção cirúrgica. Por isso, se te incomodar, não hesite em consultar um especialista antes de mexer no seu pomo.

 

Fonte: UOL

Imagens: Segredos do Mundo, UOL

GTA 6 não terá 400h de gameplay, muito menos ocupará 750 GB do SSD

Artigo anterior

O ‘exorcismo’ da freira Irina Cornici: Quando a ignorância vira morte

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido