Curiosidades

SpaceX conseguiu levar astronautas até a Estação Espacial Internacional com segurança

0

SpaceX mudou o que todos nós pensávamos sobre viagens espaciais. Desde a sua fundação, em 2002, muitos experimentos, invenções espaciais, remodelagem e aterrissagens de testes rumo à Marte já aconteceram. A cada novo experimento a evolução é notavelmente vista. A empresa começou no período em que Elon Musk deu os primeiros passos em sua grande ambição de realizar missões em Marte. Mais de 15 anos depois, a SpaceX está muito além da fase de startups espaciais.

A evolução foi tanta que a empresa fez um lançamento histórico sendo o primeiro voo tripulado partindo de solo americano depois de nove anos. Os astronautas da NASA, Bob Behnken e Doug Hurley, fizeram história a bordo do foguete da SpaceX.

Lançamento

No sábado (30) aconteceu o lançamento no Kennedy Space Center, na Flórida. O foguete Falcon 9 decolou com a cápsula Crew Dragon que se desconectou do lançador quando entrou em órbita. A nave teve uma ´serie de queimaduras de motores até chegar na Estação Espacial Internacional (ISS). Ela está em órbita cerca de 402 quilômetros acima da superfície do nosso planeta.

Os astronautas chegaram ao seu destino no domingo de manhã. Eles voaram abaixo do laboratório orbital e depois chegaram a um ponto de parada cerca de 220 metros em frente à Estação Espacial.

Behnken e Hurley ficaram alguns minutos controlando manualmente os propulsores da nave por suas telas enquanto estavam conectados ao Johnson Space Center da NASA e à sede da SpaceX em Hawthorne, na Califórnia.

“Ele voou exatamente como o simulador. Então meus parabéns para o pessoal de Hawthorne. Ele voou muito bem, muito nítido”, disse Hurley.

Os astronautas voltaram a ligar o piloto automático da espaçonave que voou em direção a uma porta de acoplamento chamada Nó 2. Ela fica na extremidade dianteira da Estação Espacial.

Essa conexão foi feita enquanto eles sobrevoavam o norte da China e a Mongólia. As travas selaram a espaçonave com a ISS e permitiram que as tripulações começassem o procedimento de abertura da escotilha entre as duas.

Novo capítulo

O envio da nave tripulada da SpaceX foi a primeira nave espacial desenvolvida por uma empresa particular a ser enviada com tripulação à bordo.

“Foi uma verdadeira honra ser uma parte super pequena desse empreendimento de nove anos, desde a última vez que uma nave espacial dos Estados Unidos atracou na Estação Espacial Internacional”, disse Hurley.

“Temos que parabenizar os homens e mulheres da SpaceX em Hawthorne, McGregor e no Kennedy Space Center. Seus esforços incríveis nos últimos anos para tornar isso possível não podem ser exagerados”, continuou.

“É ótimo recuperar os Estados Unidos no negócio de lançamentos tripulados. Estamos muito felizes por estar a bordo deste magnífico complexo”, pontuou.

Com essa missão bem sucedida significa que Behnken e Hurley ficarão na Estação Espacial Internacional por 110 dias. E a volta será na mesma espaçonave que os levou até lá.

O objetivo principal da missão é mostrar que a nave da SpaceX é segura para fazer esse transporte de pessoas. E se a NASA confirmar que a nave é realmente segura, a agência poderá colocar uma equipe completa na Estação Espacial e maximizar suas pesquisas. E a SpaceX terá a capacidade de levar pessoas comuns não astronautas para o espaço.

Estudo mostra como os cogumelos mágicos agem no cérebro para acabar com o ego

Artigo anterior

7 sinais de que estamos entrando em uma nova “Idade das Trevas”

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido