Uma das formas mais difundidas de arte do mundo é a música. Ela vai além do simples entretenimento e pode gerar benefícios para o bem-estar das pessoas. A música não ajuda apenas a relaxar, ela também pode ser um estimulante para as atividades físicas e outros momentos da vida. E hoje em dia, temos a possibilidade de tê-la nas mãos o tempo todo através das plataformas digitais, como o Spotify, Deezer, Apple Music e tantas outras.
Todos os anos, os usuários do Spotify esperam pelo momento de ver sua retrospectiva musical do ano para ver quais artistas, gêneros e músicas eles mais escutaram.
Agora, a plataforma de áudio revelou a sua própria retrospectiva de 2023, mostrando quais artistas, músicas, álbuns e podcasts foram os mais populares entre seus mais de 574 milhões de usuários no mundo todo.
No nosso país, a artista mais escutada do ano foi Ana Castela. Depois dela vem a dupla Henrique e Juliano, seguidos de MC Ryan SP, Marília Mendonça e Jorge & Mateus.
Com relação à música, a mais escutada no Spotify Brasil foi “Nosso Quadro”, de Ana Castela. E o álbum mais ouvido foi “Escolhas, Vol. 2”, de Zé Neto & Cristiano. Além das músicas, um formato que ganhou o gosto das pessoas foi o podcast, e lógico que a retrospectiva trouxe qual foi o mais popular no nosso país. Esse título ficou, pela segunda vez, para o “Podpah”.
Já em um nível mundial, a artista mais escutada no Spotify em 2023 foi Taylor Swift. Depois da loirinha veio Bad Bunny, The Weeknd, Drake e Peso Pluma. Com relação à música, a mais escutada nesse ano foi “Flowers”, de Miley Cyrus. Ela teve amis de 1,6 bilhão de streams. O álbum mais ouvido no mundo foi “Un Verano Sin Ti”, de Bad Bunny. E o podcast mais popular foi “The Joe Rogan Experience”.
Na retrospectiva individual, o Spotify dá ao usuário uma experiência personalizada mostrando para ele playlists criadas exclusivamente para ele, quais foram seus gêneros mais escutados e seus hábitos de streaming.
Além disso, as pessoas também podem ver mensagens em vídeo de vários artistas como Taylor Swift, Bad Bunny, SZA, Pabllo Vittar, entre outros.
Spotify
Top 5 artistas mais escutados no Spotify no Brasil em 2023
Top 5 músicas mais escutadas
Top 5 álbuns mais escutados
Top 5 gêneros musicais mais escutados
Top 5 playlists do Spotify mais escutadas
Top 5 podcasts mais escutados
CNN
Top 5 artistas mais escutados no Spotify no mundo em 2023
Top 5 músicas mais escutadas
Top 5 álbuns mais escutados
Top 5 podcasts mais escutados
UOL
Além de mostrar as músicas mais ouvidas no final de cada ano, o Spotify também faz outras ações bem interessantes, como por exemplo, uma “cápsula do tempo” com músicas colocadas que só poderão ser ouvidas em janeiro de 2024.
Segundo o Spotify, o objetivo dessa chamada “playlist para o futuro” é que a pessoa crie uma playlist para o “próprio eu” do futuro, fazendo assim com que a própria pessoa revisite seu gosto musical de um ano atrás.
O melhor de tudo é que até mesmo os usuários gratuitos do Spotify puderam fazer essa playlist para o futuro, que podia ser criada até o dia 31 de janeiro. Quando o ano inteiro passar e for o momento de abrir a cápsula musical feita, a pessoa irá receber a cápsula personalizada que ela fez para ser lembrada do que estava ouvindo há um ano.
Esse novo recurso da plataforma permite que o próprio usuário faça sua playlist e espere para ouvi-la daqui um ano. Contudo, quem usa o Spotify, ou qualquer plataforma de áudio, sabe que o pote no final do arco-íris é encontrar uma playlist perfeita para si.
Os usuários do Spotify, em específico, têm à sua disposição várias ferramentas que os ajudam nessa busca. E uma ferramenta que muitas pessoas podem não conhecer é a função “Enriquecer“. Através dela, músicas recomendadas são adicionadas de forma automática nas playlists e ela também ajuda a pessoa a descobrir novos artistas.
Essa função é feita com inteligência artificial, que consegue identificar quais músicas combinam com a playlist feita pelo usuário. Dessa forma, ela consegue sugerir novas canções, mas sem estar muito longe do gosto do ouvinte.
O “Enriquecer” está disponível tanto para iOS como para Android e consegue adicionar até 30 músicas por playlist criada. Um ponto importante a ser lembrado é que somente os usuários Premium do Spotify conseguem ter esse recurso de enriquecer suas playlists.
Fonte: Olhar digital, Tudo celular, Tech tudo